Secretaria de Transparência pedirá à Justiça acesso às informações sobre o Metrô DF

GDF quer conhecer todas as provas obtidas pelo CADE para aprofundar auditoria que já foi realizada sobre o contrato
 A Secretaria de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal (STC) pedirá à Justiça autorização para acessar todas as provas e documentos levantados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a denúncia de irregularidades no contrato do Metrô-DF em governos anteriores, a partir do acordo de leniência feito com a empresa Siemens.
O acesso a tais informações permitirá à Secretaria aprofundar a auditoria que realizou, em 2011, no contrato de manutenção do metrô, firmado com o Consórcio Metroman, formado pela Siemens e pela Serveng-Civilsan. À época, o relatório já apontava a ocorrência de irregularidades na licitação e na execução do contrato. Entre os problemas apontados, estava o pagamento de valores a maior às empresas, entrega de peças e materiais de manutenção em quantidade inferior ao que fora contratado e pago pelo Metrô-DF e perdão injustificado de muultas impostas às integrantes do consórcio pelo não cumprimento de ordens de serviço.
Os documentos e informações obtidos pelo CADE são indispensáveis, segundo a Secretária de Transparência, Vânia Vieira, para que a exame dos problemas que já haviam sido detectados possa prosseguir e ser aprofundado.  “Os instrumentos de obtenção de provas pela auditoria são limitados”, explica ela. “Por isso, sem esse material da busca e apreensão, nós não temos como avançar no trabalho realizado em 2011.” Segundo Vânia, a partir da obtenção do teor completo da investigação do Cade, será possível à STC identificar se houve o envolvimento de servidores do GDF na prática das irregularidades detectadas para que os devidos processos possam ser instaurados e as responsabilidades cobradas.
As provas também servirão de subsídio para a instauração de processos contra as empresas, visando à restituição dos recursos eventualmente desviados ou superfaturados.

Ações já tomadas pelo GDF
Desde que surgiram informações sobre o acordo de leniência entre a empresa alemã Siemens e o Conselho Administrativo de Desenvolvimento Econômico (CADE), uma sombra de dúvidas paira sobre as licitações que envolvem o metrô em várias partes do país, incluindo o Distrito Federal.
No caso do DF, é preciso ressaltar que a atual administração sempre esteve atenta ao caso. Antes mesmo que as denúncias feitas pela Siemens viessem à tona, ações já haviam sido tomadas. Além da auditoria realizada em 2011, foram adotadas medidas no sentido de que as cláusulas do contrato fossem rigorosamente cumpridas.
Prova disso é o fato de que já foram aplicadas multas que ultrapassam o valor de R$ 6 milhões,  por atraso na entrega dos serviços de modernização de trens. A supressão de itens considerados desnecesários já resultou numa economia de R$ 16 milhões na compra de peças. Além disso, o Metrô – DF já estava preparando, em absoluta sintonia com os órgão de controle e fiscalização, e bem antes de que qualquer denúncia envolvendo empresas que atuam nessa área tivesse se tornada pública, um novo Edital para licitar os serviços de manutenção.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem