Congresso aponta Delegacia da Mulher do DF como a melhor do País

Um relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência Contra a Mulher no Brasil revela que o Distrito Federal tem a melhor delegacia de atendimento à mulher do País.


Congresso aponta Delegacia da Mulher do DF como a melhor do País
Mulheres recebem atendimento digno


O parecer foi dado após as parlamentares da CPMI visitarem a Deam do DF e apontaram como referência nacional a sua estrutura física, a equipe de profissionais e os métodos de atendimento.

De acordo com o documento, “todos os espaços da delegacia são amplos, permitindo não só as mulheres em situação de violência sejam atendidas em instalações adequadas, como proporcionam aos agentes ambiente salutar para o desempenho das funções.”

A existência de brinquedoteca na delegacia também chamou a atenção da comissão de parlamentares por possibilitar às mães acompanhadas de filhos um local adequado para deixar as crianças enquanto registram a ocorrência.

Além disso, a distribuição de kits contendo artigos de higiene e roupas às mulheres vítimas de violência sexual também foi destacada no relatório como “medida simples e que ajuda a reduzir a vitimização da mulher enquanto realiza os procedimentos para investigação do crime e retorno ao lar”.

Para a delegada-chefe da DEAM, Ana Cristina Melo Santiago, esse reconhecimento é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1987, quando a DEAM foi criada. “Além disso, demonstra a importância que a PCDF sempre deu à questão da violência de gênero ao investir em recursos humanos, equipamentos e instalações”, acrescentou.

Os trabalhos da CPMI começaram em 2012, sob a presidência da deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) e relatoria da senadora Ana Rita (PT/ES). Os parlamentares visitaram 17 estados brasileiros e o Distrito Federal para investigar a situação da violência contra a mulher no Brasil e registrar boas práticas de prevenção, combate e de atendimento às vítimas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem