Em decorrência das recentes declarações inverídicas apresentadas pelo Deputado Distrital Chico Vigilante, Francisco Domingos dos Santos, na tribuna da Câmara Legislativa do Distrito Federal no dia 07 de agosto de 2013, a Unitrailers, vem, por meio deste, apresentar aos seus associados e a todos os membros da categoria, a presente nota de esclarecimento repudiando as referidas declarações.
AUnitrailers é denunciante de um ato de desmoralização e utilização ilegal de dinheiro público cometido pelo citado Deputado contra esta entidade e a sociedade em geral, que teve por objetivo manipular e diminuir a força desta categoria, e ainda, promover exclusivamente imagem pessoal do então deputado, conforme se prova no processo nº 12476/2013 do Tribunal de Contas do Distrito Federal - TC/DF.
A denúncia desta entidade é embasada por argumentos fáticos e jurídicos que foram recentemente acolhidos pelo Ministério Público de Contas e pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal que após análise dos documentos apresentados, acatou a representação desta entidade contra o Deputado.
Com o objetivo de retaliar a apreciação pelo TC/DF da representação acolhida, o Deputado lançou-se a Tribuna criticando os trabalhos desenvolvidos peloTribunal, e apresentou declarações infundadas.
Apesar das declarações do deputado afirmando que a representação é “sem fundamento nenhum”, cabe observar que a representação foi aceita e embasada dentro dos ditames legais caracterizadores da utilização indevida de recursos públicos. Assim, cabe declarar que a Unitrailers continua no mesmo posicionamento de quando denunciou o uso indevido, e ainda, cobra e espera juntamente com a sociedade, que o TC/DF cumpra com a sua função institucional no sentindo de condenar e punir o mencionado Deputado pelo uso irregular da verba pública. 
Cabe mencionar que, diferentemente das declarações arguidas pelo deputado, a saber:
“É coisa de moleque, que eu não aceito. Eu tenho um mandato, eu tenho contas a prestar à sociedade de Brasília. Agora, não aceito que um elemento desses venha acatar uma representação sem nenhum fundamento, porque inclusive já foi descaracterizado pela justiça civil, para vir atacar o mandato, me atacar como se eu fosse um perdulário, um gastador de dinheiro”, protestou.”
O teor destes panfletos que foram distribuídos jamais foram descaracterizados pela justiça civil, e, consequentemente, estão em fase de análise pelo setor jurídico daUNITRAILERS e serão objeto de nova apreciação judicial pelos danos que foram causados pelo Deputado contra à UNITRAILERS. Sendo assim, esta entidade optou por aguardar o momento adequado para propositura de nova ação objetivando a responsabilidade deste Deputado.
Vale ainda mencionar, que o então Presidente da Unitrailers, Sr. Luiz Ribeiro, em virtude dos constantes trabalhos desenvolvidos com o objetivo de representar ativamente a classe, vem sendo alvo de reiteradas ameaças, acreditando inclusive se tratar de pessoas ligadas ao Deputado Chico Vigilante. Com o objetivo de apurar as respectivas denúncias, as providências jurídicas já estão sendo tomadas com o intuito esclarecer a autoria e materialidade do crime cometido.
Por oportuno, a Unitrailers esclarece que continuará atuando veemente na defesa desta classe e da sociedade, e continuará denunciando e reprimindo quaisquer casos análogos aos fatos aqui denunciados por esta entidade.