Conheça o empreendedor Anderson Medina que venceu o câncer com apoio de sua família, amigos e muita fé

Anderson Medina, criou o instituto social que leva seu nome e atende mais de 5 mil famílias em vulnerabilidade social



De fiscal de segurança de obra e brigadista, o empreendedor Anderson Medina e dono de empresas na área de vigilância, Amadeu Borges e seu filho Anderson Medina construíram uma história de sucesso na capital da república. Hoje o grupo familiar gera mais de 2 mil empregos diretos.

Anderson Medina é candidato a deputado distrital pelo Partido Progressistas (PP), há 22 anos contribui para a geração de emprego e renda no Distrito Federal. Nascido na Capital paulista em 1982, o empreendedor veio morar aos 3 anos, em Brasília. Empresário no setor de vigilância, segurança patrimonial, entrou nesta área graças à influência de seu pai.

Amadeu Pereira Borges, de 67 anos, chegou na capital quando veio transferido para assumir o cargo de gerente de segurança no empreendimento do grupo Multiplan – ParkShopping-, em 1986. O grupo atualmente é a maior rede de shoppings do Brasil, onde trabalhou por 18 anos.

Nascido no município de Oeiras, no Piauí, seu Amadeu como é conhecido veio de uma família de 9 irmãos. Aos 17 anos, resolveu buscar melhores oportunidades, em São Paulo. O patriarca da família começou sua carreira trabalhando como fiscal de obra e se orgulha de ter começado por baixo.

O empresário também fez sua trajetória no Shopping Morumbi(SP), onde atuou como supervisor de segurança patrimonial e foi promovido a coordenador. Com seu bom desempenho, ele conquistou uma promoção sendo convidado para gerenciar a área de segurança do ParkShopping Brasília. Posteriormente foi gerente de segurança no Pátio Brasil de 1997 até o ano de 2000. Ao longo de sua carreira seu Amadeu conquistou respeito e admiração pelo seu trabalho de excelência, onde atuou como coordenador de segurança de vários shoppings da rede Multiplan em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Mesmo com os dias cansativos e a dura rotina de trabalho, ele concluiu por meio do supletivo o 1º e 2º grau. O seu sonho era ser engenheiro! "Minha inspiração para escolher engenharia foi ver todos os dias o engenheiro com seu uniforme e capacete delegando e cuidando de toda aquela estrutura que é tão complexa. Isso fez com que eu começasse a faculdade", diz seu Amadeu.

Cursando o terceiro ano de engenharia elétrica na faculdade de Mogi das Cruzes (SP), a rotina exaustiva e o choque de horários entre trabalho e os estudos não permitiram que seu Amadeu concluísse o curso. Em 2001, o empresário abriu sua primeira empresa voltada para serviços de segurança em uma pequena sala cedida pelo amigo da família, no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN). Com apenas um computador e um fax, a burocracia e as dificuldades não impediram seu Amadeu de seguir adiante.  Em 2001, seu filho Anderson Medina veio trabalhar com o pai.

Legado
O grupo familiar hoje conta com empresas que há mais de duas décadas se especializaram na prestação de serviços de vigilância armada e desarmada, escolta armada, segurança patrimonial, portaria, manutenção e terceirização de mão de obra para os mais diversos órgãos da administração pública federal, local e empreendimentos privados. Atualmente o grupo familiar emprega mais de 2 mil colaboradores em diversas áreas da terceirização de serviços.

"Empreender não foi fácil! Comecei de baixo, mas sempre firme e determinado! Algo me impulsionava a querer crescer na vida. Deixei o Piauí para encarar em cidade grande sem ter nada! Nunca permiti que as diversidades impedisse que continuasse a minha trajetória! Minha receita de sucesso sempre foi cuidar bem das pessoas, pois desde 1986 quando cheguei na cidade gero emprego e renda para as pessoas!", diz emocionado seu Amadeu.

Pai inspirador
Amadeu Pereira, pai de Anderson Medina, sempre esteve presente na trajetória empreendedora do filho.  Anderson Medina antes de ajudar o pai atuou como vendedor de loja no Brasília Shopping. O maior desafio, entretanto, estava por vir em ajudar a gerir a nova empresa da família.  "Desde a minha decisão de começar a trabalhar cedo até a de entrar na empresa, o meu pai sempre foi essencial na minha carreira. Com sua experiência de vida e profissional me guiou e ajudou a construir um legado! No começo, nos debruçamos, busquei me aperfeiçoar e fazer cursos de qualificação. Sou formado em gestão pública, hoje comemoramos o sucesso e planejamos juntos os próximos passos", comemora o empreendedor.

Juntos, pai e filho viram a empresa expandir. Sem privilégios, Anderson entre suas tarefas administrativas também realizava a entrega de vale transporte e o pagamento a fornecedores, colaboradores e de notas fiscais.

Aos 39 anos, Anderson Medina construiu uma trajetória de sucesso! Sempre família, ele diz que sua maior vocação foi ser empreendedor e cuidar de gente. "Sempre fui obstinado pelo que sempre acreditei. Nesses 22 anos como empreendedor aprendi que o sucesso está na de dedicação, esforço e muito trabalho, além de oferecer oportunidades às pessoas. Para se ter uma ideia, durante a pandemia não demitimos nenhum dos nossos colaboradores, pois entendemos que nesse momento tão difícil, o que as pessoas mais querem é ter seus empregos para cuidar de suas famílias", ressalta Anderson Medina.

Venci o câncer

Em meio ao sucesso profissional uma notícia iria abalar a todos! Anderson Medina foi diagnosticado com câncer.  O menino forte e determinado se via agora diante de uma nova batalha. O câncer estava avançado e como pai sua maior preocupação era poder participar da criação de seu filho.

Sua determinação, resiliência e força interior fizeram com que ele enfrentasse as sessões de quimioterapia que não foram nada fáceis. Mesmo que debilitado, Anderson não se entregou à doença. Ele tentava manter quando possível sua rotina na visita às empresas, além de encorajar seus colaboradores. Graças a sua fé em Deus e ao tratamento, ele foi curado da metástase, em 2014.

Sua família e amigos foram a base para enfrentar e vencer o câncer, principalmente a sua mãe dona Isaura Medina que nunca saiu do seu lado durante o tratamento.  Anderson conta que sua ligação com seus pais e seus irmãos Polyana e Amadeu Medina foram um dos motivos de querer lutar e nunca desistir dos seus sonhos e projetos!

"Durante o tratamento eu recebi o total apoio da minha família. Eu pude perceber que a maior riqueza que temos nessa vida são nossos entes queridos e amigos! Eu tinha que amparar e dar apoio a toda minha família, além de ser exemplo de foco, determinação e liderança. Eu nunca desisti!", fala emocionado o empreendedor.

Fotos: Facebook.

Compromisso social
Após vencer um câncer em 2014, Anderson Medina fundou seu próprio Instituto. A partir disso, o seu compromisso se firmou em ajudar as famílias menos favorecidas do DF e entorno.  A instituição presta apoio social para mais de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, além de atender com campanhas e projetos sociais mais de 5 mil moradores de comunidades carentes de diversas regiões do DF.

O Instituto Anderson Medina além de contemplar famílias com cestas básicas e itens de primeira necessidade, também oferece cursos de profissionalizantes e de capacitação, como de eletricista, merendeiro, agente de portaria e cuidador de idosos, preparando e qualificando as pessoas para que elas possam entrar no mercado de trabalho, o que contribui para a geração de emprego e renda para o Distrito federal.

"Durante todo o ano prestamos homenagens e fazemos dias especiais a cada data comemorativa, como o Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, entre outros, além das classes de trabalhadores como os agricultores, produtores rurais, comerciários, professores, profissionais da área da saúde e vários outros ao longo do ano", fala Anderson Medina.

Trajetória política
Em 2018, Anderson Medina após ser encorajado e apoiado por amigos, familiares e seus colaboradores disputou as eleições para deputado distrital pelo partido progressista (PP). Anderson Medina conseguiu 9.604 votos, pela falta de 100 votos, ele não conquistou a cadeira de titular, onde ficou como o primeiro suplente.   Anderson Medina com essa marca de votos válidos para a CLDF em 2018, mostrou sua força e se colocou disposto a concorrer pelo mesmo partido em 2022.

Anderson Medina explica que entrar para a política local foi o resultado de mais de 8 anos de muito trabalho. E como empreendedor sua visão sobre política, é de buscar resultados em favor do coletivo oferecendo qualidade de vida e oportunidade para a população. "Um dos meus compromissos é contribuir com a geração de emprego e renda para a população do DF e entorno!  Quero trabalhar e fazer o melhor em prol de quem mais precisa", enfatiza Anderson Medina.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem