Edir Nepomuceno da Silva recebe o Prêmio Profissional do Ano da FACTA

Entidade homenageia anualmente um profissional da avicultura brasileira pela contribuição para o desenvolvimento da atividade no país

O médico-veterinário Edir Nepomuceno da Silva foi o homenageado de 2022 pelo Prêmio FACTA “Profissional do Ano”, atribuído ao profissional técnico/científico de reconhecido mérito. O agraciamento foi evidenciado durante a 39º Conferência WPSA-Brasil, que teve início hoje, 11 de maio, e segue até amanhã na Expo Dom Pedro, em Campinas (SP).  

Desde 2006 a FACTA destaca no evento um profissional da avicultura brasileira, como forma de valorização, difusão e agradecimento ao trabalho daqueles que, ao desenvolverem sua atividade profissional, contribuem para o desenvolvimento do país e a formação técnica e ética das novas gerações de profissionais da avicultura industrial brasileira e mundial.

Para Edir Nepomuceno da Silva, o Prêmio FACTA é uma importante recompensa profissional. “Significa que seu trabalho agradou ao grupo e teve algum significado no propósito da entidade e eu tenho muito orgulho em relembrar que a pessoa que me introduziu na avicultura, quando eu ainda estava no segundo ano de graduação na Medicina Veterinária, foi o professor Lamas, que hoje dá nome ao Prêmio Lamas”.

“A avicultura, entre as atividades pecuárias, é a mais tecnificada de todas. O Brasil, através da tecnologia, desenvolveu sua avicultura com métodos próprios aplicados às condições de clima, alimentação, manejo, controle sanitário e biosseguridade. Isto se deve muito às atividades da FACTA, nossos padrões de produção e resultados são exemplos para todo o mundo. Se há uma atividade onde o Brasil é primeiríssimo mundo, é no setor da avicultura”, detalha Nepomuceno.

O profissional acrescenta que a FACTA, em seus 40 anos, considerando o primeiro Seminário dos produtores de pintos de corte em 1982, tornou-se o fórum em que  universidades, institutos de pesquisa e setor produtivo passaram a vir para expor seusconhecimentos, ouvir e trocar experiências. “Sua publicações, nas mais diferentes áreas do setor, constituem a bibliografia básica e fundamental para alunos em todos os cantos do país.  Sua revista científica figura entre as melhores do mundo em índice de impacto. Além de os maiores cientistas mundiais aqui estiram expondo seus conhecimentos. Diante disso, podemos afirmar que 100% dos profissionais técnicos da avicultura beberam dos conhecimentos veiculados pela FACTA”, finaliza o médico-veterinário.

Edir Nepomuceno da Silva

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como professor visitante e pesquisador na Universidade de Massachusetts (EUA), onde participou do desenvolvimento das vacinas contra o Tifo Aviário (cepa 9R) e micoplasmose (cepa MG-F).

De volta ao Brasil, em 1980, conjuntamente com os professores Jose Maria Lamas da Silva e Egladson João Campos, montou o evento "Produção e Qualidade e Pintos de Um dia", em Belo Horizonte (MG), que deu origem a publicação de livro com o mesmo título.

Criou e presidiu o Departamento Técnico da APINCO (1981). No ano seguinte promoveu o primeiro seminário da entidade, em Campinas (SP). Participou da criação da FACTA (Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas), tendo sido seu diretor por anos. Participou da filiação como membro da Associação Mundial de Ciência Avícola (World's Poultry Science Association - WPSA); foi vice-presidente da instituição, tendo feito a propositura de trazer o Congresso Mundial de Avicultura ao Brasil, o que se deu em 2012 em Salvador (BA). Entre 2012 e 2016 tornou-se presidente da WPSA. Foi Diretor-técnico da UBA (União Brasileira de Avicultura), hoje ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal);

Como professor universitário, ministrou aulas de graduação e pós-graduação durante 30 anos, entre as Universidades USP e Unicamp.

Como empresário, foi co-fundador de empresas produtoras de vacinas CBM (vendida a Shering) e CNN (vendida a Ceva); fundador do primeiro laboratório produtor de Probioticos no Brasil (BioCamp) e do laboratório de diagnóstico avícola Tech-Lab. Atualmente é Diretor de P&D da GhenVet Biotecnologia e Cinergis Saúde e Nutrição Animal.

A programação do evento e os temas definidos estão no site https://conferenciafacta2022.casarn.com.br/.

Sobre a FACTA

A FACTA é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, incorporando e ampliando atividades técnicas e científicas originalmente desenvolvidas por sua idealizadora e criadora, a APINCO – Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte.

Tendo como foco principal o fomento e a difusão de novos conhecimentos e tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento sustentável da avicultura, a FACTA atende seus objetivos realizando eventos de atualização técnica, aperfeiçoando mão de obra operacional e técnica por meio de cursos específicos, divulgando conhecimentos avícolas através de publicações especializadas e estimulando a evolução técnica, científica e tecnológica da atividade pela dotação de prêmios de estímulo.

Para mais informações acesse: www.facta.org.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem