Procrastinação nunca mais! Saiba como dar um up nos estudos em 2022

 


Especialistas em educação dão dicas para voltar a rotina a todo vapor 

Com as férias chegando ao fim, driblar a procrastinação e retomar os estudos torna-se um desafio para milhares de estudantes. Para ajudar os alunos a se dedicarem ao novo ano letivo, especialistas em educação afirmam que, com determinação e autorreflexão, é possível dar um gás nos estudos e transformar a tarefa em uma atividade mais fácil e prazerosa, além de garantir boas notas. 

Confira as dicas dos especialistas: 

Reflita! 

O professor Pedro Lima, que ministra aulas de Língua Portuguesa no Reciclagem Educacional, orienta que o aluno realize uma autorreflexão. “O que o estudante fez no último ano que inviabilizou seu sucesso? Ele deve ter em mente quais foram as suas fragilidades enfrentadas ao longo de 2021 para, assim, poder vencê-las em 2022”, explica. A partir dessa resposta, montar o seu cronograma de estudos pode se tornar muito mais fácil. 

Selecione as maiores dificuldades e comece a revisar conceitos básicos. Isso dará mais segurança para aprofundar os estudos quando as férias acabarem, de modo a ter muito mais êxito nas próximas provas que for fazer

Não fique ansioso. Organize-se! 

Um dos principais motivos da procrastinação é pensar no total de coisas que têm de ser feitas e desanimar a começar. É importante que o estudante crie pequenas metas e foque em cada passo. “Em vez de pensar em todo o conteúdo que tem de estudar, comece pelas matérias de maior recorrência e relevância”, orienta André Goofy, professor e coordenador pedagógico do Reciclagem Educacional.

Descansar é fundamental

Saber a hora de dar pausas curtas ou longas para descansar é essencial quando o objetivo é organizar o seu horário de estudo e não desanimar com a parte “não tão divertida”. Não pense em abrir mão de alguma atividade de lazer saudável de que goste; apenas priorize os estudos.

Se o aluno gosta de ler livros ou de assistir a filmes e a séries para relaxar, por exemplo, ele deve usar isso em benefício próprio. “A literatura e o cenário audiovisual são áreas do conhecimento legitimadas pelas provas de Redação. Por isso, esse momento de diversão pode ajudar a compor o repertório sociocultural do estudante”, reforça o professor Pedro Lima.

Celebre suas conquistas e se recompense!

Celebre as suas conquistas diárias. Cada pequena meta tem de ser comemorada, como postar uma foto na academia celebrando que conseguiu mais um dia da sua meta. A dica de ouro é: “Não pense em quanto falta, e sim no que você já conseguiu fazer”, explica André.

Fez um bom trabalho? Presenteie-se com uma recompensa. “Estudou, cumpriu aquela meta do dia? Vá assistir a um episódio daquela série ou àquele filme de que você gosta, coma um doce ou algo de que goste, faça o seu cérebro sentir prazer ao fazer uma atividade programada, condicionando-o à recompensa”, finaliza Goofy.

Reciclagem Educacional

Endereço: CRS 512 Bloco C, entrada 72. W3 Sul.

Telefone: (61)3554-2138 

Siga: @reciclagemedu


Postar um comentário

0 Comentários