CENSA Betim adota medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid-19


 

Com o crescimento dos indicadores da pandemia de COVID-19 no Brasil e a alta disseminação da variante Ômicron, o CENSA, situado em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, referência nacional no atendimento às pessoas com deficiência intelectual, adota uma série de medidas preventivas para resguardar os seus educandos e colaboradores. Desde o dia 26 de janeiro até 03 de março, visitas e licenças terapêuticas ficam suspensas.

A psicóloga e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, destaca que a decisão pelo isolamento dos educandos se deu após uma reunião entre os integrantes do GEPA – Grupo de Estudos do Planejamento do Atendimento -  composto por toda a equipe transdisciplinar a instituição. "Essa medida não foi pautada apenas pelas comorbidades e diagnóstico dos nossos internos, mas também pelo comportamento deles, que levam as mãos à boca e ao rosto o tempo todo. Então, se eles saírem com frequência ou se ficarmos abertos para que outras pessoas, inclusive famílias de outras regiões, visitem os educandos, existe a possibilidade de facilitarmos a entrada da Ômicron. O nosso maior esforço é justamente proteger todos que convivem diariamente aqui dentro", explica.   

Medidas adotadas pelo CENSA Betim

De 26/01 a 03/03, fica estabelecido:

- Visitas e licenças terapêuticas ficam suspensas, sendo substituídas por telefonemas liberados a critério da família;

- Caso já exista uma programação de saída até o dia 03 de março e a família não queira cancelar, o educando deve retornar ao CENSA somente após o período determinado do isolamento;

- Se o educando já estiver em casa, o seu retorno ao CENSA será avaliado caso a caso, a depender da possibilidade de conseguir realizar testes rápidos de detecção imediatamente antes do retorno, sem cobertura do convênio médico, se for o caso;

- Saídas para consultas e exames eletivos serão cancelados e remarcados, exceto urgência e emergência;

- O uso de máscara é obrigatório dentro do CENSA para todos os funcionários;

- Funcionários com sintomas gripais, a depender da gravidade, são orientados a procurar a urgência médica e isolamento domiciliar.


A diretora do CENSA Betim ressalta que, além das ações práticas, a capacitação dos colaboradores é constante na instituição. "Estamos treinando todos os nossos parceiros com medidas de prevenção, como o uso de álcool em gel 70º, higienização constante das mãos dos educandos e o afastamento social. Estamos nos dedicando ao máximo para evitar quaisquer tipos de riscos para todos que trabalham e convivem conosco", conclui Natália Costa.


CENSA Betim

Fundado em 1964, o CENSA Betim é um local para cuidados básicos e um espaço para ser e conviver. Sua missão é atender as necessidades da pessoa com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. O CENSA Betim conta com uma equipe transdisciplinar, convênios e parcerias. Além disso, oferece uma proposta diferenciada com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato. Tudo isso em um ambiente familiar e integrado à natureza.

Para dar todo o suporte e orientação necessária para os educados da instituição, o CENSA Betim dispõe de três diferentes modalidades de atendimento. Os diários, que acontecem sempre de segunda à sexta, entre 08h às 17h, o atendimento Integral, com funcionamento 24 horas que engloba hospedagem por tempo indeterminado; e a hospedagem periódica, que são especificamente para os planos de finais de semana, férias ou de acordo com as necessidades de cada família.




Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem