23 condutores alcoolizados são flagrados em plena quarta-feira



Na noite desta quarta-feira (12), durante operação com o foco na Lei Seca, 23 condutores foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool. Apenas no setor Sudoeste, os agentes do Detran autuaram 78% dos condutores alcoolizados, ou seja 18 dos 23, conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro


De acordo com a legislação,  dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa é gravíssima com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Com o objetivo de promover maior segurança no trânsito e evitar acidentes, operação ocorreu também no Lago Norte, Taguatinga e Recanto das Emas. Ao todo, foram abordados 150 veículos.

A fiscalização flagrou ainda nove condutores que não possuíam habilitação para dirigir, outros quatro por pilotar moto com escapamento adulterado e 21 por infrações diversas.

Curso de Formação de Examinador de Trânsito   
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal, por meio da Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc), torna pública a seleção de servidores para o Curso de Formação de Examinador de Trânsito que ocorrerá do dia 31 de maio ao dia 16 de junho de 2021, na modalidade presencial. O processo seletivo será regido pelo edital Nº 2/2021 e executado pela Escola Pública de Trânsito (EPT) e pelo Núcleo de Formação e Cursos (Nufor) do Detran-DF.

O objetivo é capacitar servidores para exercer a função de examinador de trânsito, na Banca Examinadora de Trânsito (BET do Detran−DF), a fim de que possam realizar o processo de formação de condutor de veículo automotor e elétrico através de exames teórico−técnicos, prática de direção veicular e atividades de instrução teórico−técnica em cursos.

O Curso Formação de Examinador de Trânsito se fundamenta no disposto na Lei Federal no 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro), na Resolução do Contran Nº 789/2020 e em suas atualizações e, para realizá-lo, é um pré-requisito já ter concluído o Curso de Instrutor de Trânsito.

Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas a partir das 10h do dia 17 de maio até às 23h59 do dia 18 de maio de 2021, exclusivamente pelo link:  https://cutt.ly/JbE8UAa. Serão disponibilizadas 17 vagas, que serão preenchidas na ordem cronológica da pré-inscrição, obedecendo ao critério de proporção prevista na Lei Distrital nº 4.687/2011, sendo 60% para os servidores do Detran-DF (efetivos, requisitados, cedidos ou comissionados com vínculo) e as 40% restantes para os demais servidores. É obrigatório e imprescindível constar o número da matrícula do servidor no ato da inscrição, para efetivar a matrícula dentro da proporcionalidade.

Carga horária
A carga horária do curso será de 28 horas/aula, que tem como disciplinas: Fundamentos do Processo de Avaliação (FPA), com 12 horas/aula; Aspectos Psicológicos do Processo de Avaliação (Appa), com 4 horas/aula; e Papel do Examinador no Processo de Habilitação (PEPH), com 12 horas/aula, das quais quatro horas serão teóricas e oito horas serão práticas. O resultado será divulgado no último dia da Formação, ocasião em que também ocorrerá a entrega dos certificados.

O curso não será gratuito, portanto, haverá um custo a ser cobrado por candidato, conforme a tabela de preços constante no site do Detran-DF: Tabela de preços 2021.

Para mais informações: Edital do Curso de Formação de Examinadores de Trânsito.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem