Rodrigo Rollemberg e Marconi Perillo participam de ação contra dengue na Vendinha

Os governadores de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e de Goiás, Marconi Perillo, visitaram, na manhã deste sábado (12), o Núcleo Rural Vendinha, no Entorno do Distrito Federal, próximo à Brazlândia, para ação de combate à dengue

Com equipes do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária das duas unidades da Federação, eles visitaram casas para conscientizar os moradores da região. “É fundamental essa articulação. Precisamos trabalhar de forma integrada para melhorar toda essa região”, afirmou Rollemberg. “Nós estamos trabalhando pra valer em Goiás para reduzir os criatórios do inseto dentro da campanha Mosquito Zero”, acrescentou Marconi Perillo. O secretário de saúde do DF, Humberto Fonseca, também acompanhou a ação.

Diversos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti foram encontrados pelas equipes. Um dos principais problemas identificados foi o uso incorreto da caixa d’água. O diretor de Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria de Saúde, Divino Martins, explicou que a falta de água encanada no local faz com que os moradores improvisem a captação. “Acabam deixando uma abertura na caixa para passar a mangueira, e os mosquitos entram e colocam os ovos.”

A atividade contou com três carros fumacês, 20 caminhões da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e duas pás mecânicas para retirada de entulho, além de agentes da Vigilância Ambiental — das Secretarias de Saúde do DF e de Goiás — e do Corpo de Bombeiros.

Prevenção
Durante a atividade, moradores de Vendinha reivindicaram melhorias como mais atenção para a coleta seletiva. A responsabilidade do serviço é da prefeitura de Padre Bernardo, município de Goiás, onde fica o núcleo rural. O prefeito Francisco de Moura Teixeira Filho, conhecido como Claudiênio, acompanhou a visita e ouviu os apelos. O governador do estado, Marconi Perillo, disse que tentará firmar mais convênios com a prefeitura para transferir verba.

Duas casas receberam a visita dos governadores. Na residência de um casal, que contraiu dengue este ano, foi encontrado foco de criadouro do mosquito no cano que faz a ligação com o poço artesanal. Os agentes repassaram instruções sobre os cuidados necessários e colocaram espumas que não interferem na passagem da água, mas impedem a entrada do Aedes aegypti.

O governador Rodrigo Rollemberg destacou o apoio do DF, que, além de limpeza, disponibilizou fumacês em outras três ocasiões para o local: “Sabemos que a prevenção nas cidades limítrofes ao Distrito Federal vai contribuir para reduzir os casos de dengue aqui na região e também no DF”. Entre os casos da doença confirmados no DF em pacientes de outras unidades da Federação, o município de Padre Bernardo, em Goiás, é o terceiro com maior ocorrência. Dentro do Distrito Federal, Brazlândia lidera os registros.

Também participaram da ação os comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, e de Goiás, coronel Carlos Helbingen Júnior,o ex-prefeito Cyro de Melo e o deputado Juarezão (PRTB).
Postagem Anterior Próxima Postagem