Comércio caiu em setembro, mas cresceu no ano

As vendas do comércio brasiliense registraram leve queda de 0,49% em setembro de 2013 na comparação com agosto.



No setor de serviços, o declínio foi de 1,11% nas vendas. Já no acumulado do ano, de janeiro até setembro, observa-se uma expansão de 1,64% (comércio e serviços). É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

Na opinião do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, esse resultado era esperado para o período. “Entre as causas para a contenção de despesas dos brasilienses, destacam-se a estagnação da economia e a falta de uma data comemorativa em setembro, isso aliado à greve dos bancários prejudicou o comércio”, explica Adelmir. Mas de acordo com ele, esse quadro negativo pode mudar até o final do ano. “Os meses de outubro, novembro e dezembro representam uma oportunidade para o setor terciário em todo o território nacional. As festividades de fim de ano aquecem o varejo e a geração de empregos no País”, ressalta.

Na análise por ramo de atuação, apresentaram crescimento nas vendas do comércio em setembro, na comparação com agosto, os segmentos de: Informática (6,49%); Farmácia e Perfumaria (2,34%); Mercado e Mercearia (1,94%) e Bares, Restaurantes e Lanchonetes (1,07%). As quedas ocorreram nos segmentos de: Livraria e Papelaria (-9,27%); Floricultura (-8,91%); Lojas de Utilidades Domésticas (-7,75%); Calçados (-6,35%); Móveis e Decorações (-4,68%); Vestuário (-2,97%); Tecidos (-2,70%); Autopeças e Acessórios (-1,51%); Óticas (-0,33%) e Material de Construção (-0,13%).

No que se refere ao setor de serviços, apresentaram alta nas vendas em setembro na análise com o mês anterior, os segmentos de: Pet Shop (2,24%); Agência de Viagem (1,11%) e Salão de Beleza (0,29%). Já o segmento de Autoescola registrou queda de - 5,95%. É necessário ressaltar, contudo, que o Instituto Fecomércio pesquisa apenas esses quatro segmentos de serviços.

Quanto ao pessoal empregado, o comércio apresentou alta de 1,32% no contingente em comparação com agosto. O setor de serviços apresentou declínio de -1,01% no número de postos de trabalho gerados. Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito se destacou em ambos os setores. No comércio, a modalidade respondeu por 43,70% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 42,46% das compras. 

A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae. Foram consultadas 700 empresas, sendo 595 do comércio e 105 de serviços. A coleta de dados foi realizada entre os dias 5 e 10 de outubro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem