Abertas mais 300 vagas para a Corrida da Mulher

Evento integra programação do Outubro Rosa. Veja como se inscrever



Ao lado da secretária da Mulher do DF, Olgamir Amancia, o secretário de Esporte, Júlio César Ribeiro, anunciou na manhã desta terça-feira (22) a abertura de mais 300 vagas para a Corrida da Mulher. A prova, que ocorrerá no próximo domingo (27), às 9h, no Eixão Norte, faz parte do circuito de corridas de rua do Distrito Federal. Este ano, por sugestão da Secretaria da Mulher, passou a fazer parte também da programação do Outubro Rosa, campanha mundial de mobilização contra o câncer de mama. Veja, abaixo, como se inscrever.

O anúncio foi feito durante entrevista dos dois secretários ao programa DF no Ar, da TV Record. Júlio Ribeiro disse que a decisão foi tomada a pedido da secretária Olgamir porque as mil vagas oferecidas na semana passada, sendo 500 para o público feminino, acabaram muito rapidamente. “Agora, estamos abrindo mais 300 vagas, só que desta vez, como a secretária pediu, as inscrições são unicamente para as mulheres”, avisou Ribeiro, ao convidar as brasilienses a participar do evento. “Será a corrida mais bonita do circuito”, prometeu ele.

A secretária Olgamir disse que a corrida, ao se integrar à campanha do Outubro Rosa, ganhou uma simbologia muito grande. Será mais um momento de a sociedade se mobilizar em torno da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Pela terceira vez, estamos organizando o Outubro Rosa no DF. A campanha é muito importante porque orienta as mulheres a se proteger dessa doença que tem cura se for tratada a tempo. Antes, durante e depois da corrida, estaremos no Eixão com panfletos e cartilhas dando essas orientações”.

SIMBOLOGIA 

A secretária ressaltou que, além da corrida, a sua pasta vem articulando e desenvolvendo várias ações para reforçar o Outubro Rosa. “Em parceria com outros órgãos do GDF e da sociedade civil, estamos promovendo, desde o início do mês, palestras, debates, mutirões, exposição de fotos de mulheres que superaram o câncer. Enfim, uma série de atividades para alertar as pessoas sobre a necessidade do autoexame e, principalmente, do exame de mamografia, que deve ser feito periodicamente”, informou Olgamir, ao lembrar que a campanha será encerrada no dia 30 com um desfile, na Rodoviária do Plano Piloto, de mulheres mastectomizadas (que fizeram a cirurgia do seio). "Será uma forma de elas exibirem a sua autoestima. Afinal, são mulheres vitoriosas, que venceram ou estão vencendo o câncer".

A Secretaria da Mulher, ainda segundo Olgamir, mantém desde março do ano passado, em parceria com a Secretaria de Saúde, o projeto Carreta da Mulher. Nas carretas, que se deslocam pelas várias cidades do DF, as pessoas podem fazer vários exames de saúde. Neste mês, está sendo dada prioridade a mamografias para mulheres de 56 a 69 anos, considerado o grupo de maior risco em relação ao câncer de mama.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a Corrida da Mulher são gratuitas. Os interessados em fazer a prova podem ser inscrever pelo site www.corredorderua.com.br. Os participantes terão direito a kit com camiseta, garrafinha d´água e medalha. São dois percursos: um de 5 km e outro de 10 km.
A organização da prova pede que os atletas doem kit higiênico (um pacote de absorvente, um creme dental, uma escova de dentes e um sabonete). O material será encaminhado à Rede Feminina de Combate ao Câncer; à associação Recomeçar, de mulheres mastectomizadas de Brasília; e à Casa Abrigo, que cuida de mulheres vítimas de violência. No dia da corrida, haverá tendas para receber as doações no local da largada, em frente ao prédio dos Correios, no início do Eixão Norte.

Serviço:
O quê: Corrida da Mulher
Quando: Dia 27 de outubro 
Onde: Eixão Norte (largada em frente ao prédio dos Correios)
Percurso: 5 km e 10 km
Inscrições: gratuitas pelo site www.corredorderua.com.br.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem