Museu Nacional recebe exposição com obras de Portinari e Cavalcanti

Público poderá apreciar a partir desta quarta-feira (14) quadros de artistas do Modernismo expostos com poemas de grandes nomes brasileiros

A mostra "Narrativas Poéticas – Coleção Santander Brasil" chegou hoje (13) a Brasília e, a partir de amanhã (14), o público poderá ver no Museu Nacional da República pinturas de expoentes do Modernismo, como Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti e Alfredo Volpi.
 "O eixo (da mostra) é produzir um diálogo entre as artes plásticas e a poesia, um encontro que potencializa o que é mais importante no contexto da arte, que é produzir emoção", descreveu a curadora-geral, Helena Severo.
 Na exposição será possível apreciar obras de Tomie Ohtake e trabalhos recentes de artistas como Tuca Reinés, Fernanda Rappa e Renata de Bonis - acompanhados de trechos de poemas de Manuel Bandeira, Murilo Mendes, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes.
 A coleção -formada por obras do acervo dos bancos compradas pelo Santander no Brasil e pelos curadores do conjunto- possui expressivo núcleo de arte moderna brasileira.
 Há obras de construtivistas e artistas estrangeiros com passagem ou carreira no país, entre eles, os italianos Volpi e Fúlvio Pennacchi; o suíço John Graz; a húngara Yolanda Mohalyi; a polonesa Fayga Ostrower e os japoneses Tikashi Fukushima, Wakabayashi, Kaminagai e Flávio Shirô.
 De acordo com o curador, Antonio Cícero, que trabalhou na seleção de poemas, a equipe fez associações dos versos na tentativa de expor ou provocar reflexões sem buscar a descrição do que é visto nas pinturas. A proposta é chamar o visitante a "conviver" ainda mais com a obra.
 O grupo de curadores acredita que, ao ver o fragmento de poema ao lado do quadro, o visitante se detém para lê-lo e assim acaba voltando a contemplar a pintura, para comparar, refazer ou reafirmar sua interpretação.
 Serviço
Exposição Narrativas Poéticas
Local: Museu Nacional da República
Data: 14/8 a 29/9/2013
Horário: das 9h às 18h30, de terça a domingo
Entrada Franca

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem