Canetas laser proibidas em estádios e shows

O governador Agnelo Queiroz sancionou nesta quarta-feira uma lei que proíbe o uso das chamadas canetas laser em estádios, ginásios de esportes, shows e locais com grandes aglomerações.


A Lei nº 5.147, de 19 de agosto de 2013, passa a valer a partir de hoje e quem descumprir a regra estará sujeito a uma multa de R$ 500. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro.

Muito comum entre os torcedores nos estádios, o laser não atrapalha apenas as jogadas dos esportistas. Segundo especialistas, o uso pode causar cegueira no atleta. No entanto, a utilização dos instrumentos em eventos como palestras e cursos continua permitida.

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, embora as chances sejam pequenas, a brincadeira com o laser pode provocar até a queda de um avião.

"Um apontador laser utilizado durante uma partida de futebol ou um show pode atrapalhar o desempenho do jogador e do artista, o que pode gerar tumulto e colocar em risco a segurança das pessoas", explicou o coronel Jair Lobo, chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar. 

De autoria do deputado distrital Cláudio Abrantes, a norma será colocada em prática neste fim de semana, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem