Grupo da maior produtora de suínos do mundo reúne-se com a diretoria da companhia para analisar dados da cadeia produtiva e competitividade nacional
A Topigs Norsvin recebeu nesta quinta-feira (5 de fevereiro), no Brasil, a liderança da Muyuan Foods para uma agenda de planejamento estratégico e análise de mercado. A agenda dá continuidade a uma série de encontros iniciados em 2025, reforçando a parceria entre as duas companhias.
A Muyuan Foods, reconhecida como a maior empresa de produção de suínos do mundo, busca aprofundar o conhecimento sobre a cadeia produtiva brasileira, desde a produção de grãos até os desafios logísticos e sanitários do setor. O grupo chinês possui cerca de 3,3 milhões de matrizes suínas. Para efeito de comparação, esse volume individual supera todo o plantel brasileiro, atualmente estimado em 2,2 milhões de matrizes.
Segundo o diretor Presidente da Topigs Norsvin no Brasil, André Ribeiro Correa da Costa, a reunião tem como objetivo apresentar dados técnicos e econômicos que subsidiem a visão dos executivos asiáticos sobre o potencial local.
"A Topigs Norsvin é uma parceira histórica da Muyuan na China e atua como uma ponte estratégica para o grupo no Brasil. Como eles possuem um interesse crescente em entender a dinâmica da nossa produção, custos e produtividade, nossa função é fornecer uma leitura precisa e técnica do cenário nacional, validando o Brasil como um player competitivo no mercado global de proteína," explica Costa.
Intercâmbio de tecnologia e genética
A visita da comitiva chinesa ocorre após a agenda da Topigs Norsvin na China, realizada em abril de 2025. Na ocasião, a diretoria brasileira e um grupo de clientes visitaram as instalações da Muyuan, incluindo o complexo de "granjas verticais", os edifícios de seis andares que integram matrizes, creche e terminação em um sistema de alta densidade tecnológica.
Além da troca de experiências sobre modelos construtivos, a parceria envolve o fornecimento direto de material genético. Recentemente, a Topigs Norsvin foi responsável pelo povoamento de uma nova granja núcleo da Muyuan na Ásia, consolidando a presença de suas linhas genéticas na base produtiva do gigante chinês.
"Existe uma sinergia técnica muito forte entre as empresas. Em 2025 tivemos a oportunidade de conhecer a fundo a estrutura de P&D deles, já que a Muyuan fabrica os próprios equipamentos e inova na verticalização. Agora, o foco se volta para as vantagens comparativas do Brasil. Eles buscam entender nossas variáveis de custo e eficiência e a Topigs Norsvin possui os dados e a expertise para guiar essa análise," complementa o diretor.
Olhar atento ao mercado brasileiro
O interesse da Muyuan Foods no Brasil ocorre em um momento em que a segurança alimentar e a diversificação de fornecedores são pautas centrais na China. O encontro desta semana aprofunda discussões iniciadas em reuniões prévias realizadas em São Paulo e em conferências online ao longo do último ano. Desta vez, a pauta inclui o mapeamento das regiões produtoras de grãos, a análise da infraestrutura logística e o detalhamento dos índices de produtividade das granjas brasileiras.
"O Brasil é um dos maiores exportadores de carne suína e possui condições sanitárias e de insumos privilegiadas. É natural que a maior produtora do mundo monitore esse mercado com atenção, avaliando cenários e oportunidades. Nossa reunião visa esclarecer, com base em dados, como a cadeia brasileira opera e quais são as tendências para os próximos anos," finaliza o executivo da Topigs Norsvin.
Sobre a Topigs Norsvin
A empresa de genética suína Topigs Norsvin é reconhecida por sua abordagem inovadora na implementação de novas tecnologias e pelo seu foco contínuo na produção de suínos com a melhor relação custo-benefício.
Com um programa de genética robusto para fortalecimento dos seus produtos, a Topigs Norsvin faz com que os seus clientes obtenham um valor agregado significativo em sua produção. O melhoramento genético da Topigs Norsvin baseia-se em dois pilares fundamentais: sustentabilidade e eficiência, que se traduzem em um programa de genética balanceado e com maior rentabilidade.
Pesquisa, inovação e disseminação de melhorias genéticas são os pilares da empresa, que investe mais de 34 milhões de euros em P&D ao ano.
Mais informações: www.topigsnorsvin.com.br
.gif)


