Devido à complexidade e especificidade para controlar produção de sementes, agricultura, algodoeira e recebimento de grãos, a empresa optou por instalar SAP AgrotisOne
No agronegócio, a falta de integração entre áreas como produção, armazenagem, estoque e administração pode gerar gargalos que comprometem a eficiência e a tomada de decisão. Informações desencontradas, retrabalho e atrasos em processos são obstáculos comuns para empresas que crescem em escala sem uma base tecnológica sólida. E um ERP normal, de mercado, não respeita as especificidades e exigências do setor. Foi diante desse cenário que a Produtiva Sementes, empresa especializada na produção de sementes e grãos, com foco nas culturas de sorgo, algodão, trigo, soja, milho, arroz e feijão, em Formosa (GO), decidiu modernizar sua estrutura de gestão, adotando o ERP AgrotisOne (solução composta pela integração do SAP Business One) e a Plataforma Agrotis para produção rural, de sementes, Unidade de Beneficiamento de Algodão (UBA) e Armazenagem.
O projeto, concluído em seis meses entre o levantamento de processos e o início do funcionamento dos sistemas, envolveu as áreas comercial, administrativo, contábil, almoxarifado, estoque, produção, Planejamento e Controle de Produção (PCP) e expedição. Hoje, a empresa atua com 15 filiais, 11 fazendas, 11 unidades de beneficiamento de sementes (UBS) e conta com mais de 200 usuários ativos no sistema, distribuídos pelo ERP SAP B1 e a plataforma nos módulos de Sementes, Laboratório de Análise de Sementes (LAS), Unidade de Beneficiamento de Algodão (UBA), Armazenagem e Produtor Rural.
Com a digitalização completa dos processos, a Produtiva Sementes alcançou rastreabilidade total da produção de sementes, gestão eficiente das unidades de beneficiamento, controle em tempo real de estoques e movimentações, além de dados consolidados para apoiar decisões estratégicas com maior segurança.
Segundo o controller do Grupo Produtiva, Gean Michelon, a mudança trouxe ganhos expressivos em produtividade e controle. “A implantação do ERP AgrotisOne transformou nossa gestão. Hoje temos total visibilidade das operações e informações confiáveis para tomar decisões rápidas e assertivas. A integração de todas as áreas trouxe mais eficiência e transparência ao negócio”, afirma.
Antes da integração entre as áreas, a Produtiva Sementes sentia a necessidade em alocar suas despesas e custos entre os vários departamentos da empresa. Com a implantação estabelecida desde setembro já mirando a safra 2025/26, a empresa terá a capacidade de separar os diversos centros de custo, tendo visão geral do lucro de cada atividade, aumento a eficiência nos controles com menos dependência da mão-de-obra administrativa.
Para o CEO e fundador da Agrotis, Manfred Schmid, a experiência reforça como o uso de tecnologia é essencial para sustentar o crescimento das empresas do agro. “A falta de integração e de dados confiáveis é um dos maiores entraves à competitividade no campo. Quando todos os dados passam a fluir automaticamente conversando entre si, o gestor ganha tempo, reduz erros e toma decisões mais estratégicas. E a empresa já fica preparada para evoluir para um projeto de Inteligência Artificial. É isso que o AgrotisOne entrega”, explica.
Sobre a Agrotis
Pioneira no desenvolvimento de softwares para o agronegócio, a Agrotis foi fundada em Curitiba (PR) e completa 35 anos em fevereiro de 2026. A empresa oferece soluções que fortalecem a gestão, otimizam operações e ampliam os resultados de mais de 2 mil clientes em todo o Brasil, entre empresas do setor e produtores rurais.
O primeiro produto lançado pela companhia foi o receituário agronômico, um compêndio que reúne informações sobre defensivos agrícolas e pragas, auxiliando o produtor no manejo adequado e emitindo receituários. Desde então, a Agrotis ampliou seu portfólio e hoje disponibiliza tecnologias que podem ser integradas a ERPs de mercado, atendendo diferentes elos da cadeia: produção rural, produção de sementes, gestão de silos e armazéns, cooperativas, indústrias de fertilizantes, fábricas de ração e distribuição e revendas de insumos.
Com uma equipe de 270 colaboradores, dentre os quais 35 engenheiros agrônomos, a empresa alia conhecimento técnico e inovação para traduzir as demandas do campo em soluções tecnológicas que impulsionam a competitividade do agronegócio brasileiro.
Mais informações: https://www.agrotis.com.br/
.gif)


