Celebração destaca como os doces são parte essencial da
memória afetiva e da identidade de bares, restaurantes e buffets no Brasil
No dia 9 de outubro é celebrado o Dia Nacional da
Sobremesa, uma data que valoriza um dos elementos mais marcantes da
gastronomia: o doce que encerra uma refeição ou evento e deixa o cliente com a
última lembrança de sabor. Para muitos, esse momento é o ponto alto da
experiência, quando o paladar se encontra com a memória afetiva, transformando
simples receitas em histórias de celebração.
Para a chef Ivoneth, do Buffet Ivoneth, em Tocantins,
as sobremesas carregam um papel muito além de adoçar o paladar. “As
sobremesas são o grande desfecho da experiência. Elas funcionam como o ponto
final da história que o buffet conta no evento. É nesse momento que o cliente
guarda a última memória de sabor — e por isso, para nós, a sobremesa não é
apenas um doce, mas um capítulo de encanto que reforça a sensação de
celebração”, afirma.
O fascínio dos clientes por sobremesas atravessa gerações.
Segundo Beatriz Trevisan, sócia-proprietária da Casa da Sobremesa, em Campinas
(SP), que tem mais de três décadas de história, alguns produtos se mantêm
imbatíveis no gosto do público. “Os nossos produtos mais vendidos não apenas
em Campinas, mas em todas as nossas operações, são o bolo espetáculo de
morangos e o bolo musse. Nós recebemos de produtores locais, todos os dias,
morangos fresquinhos para fazermos esse bolo”, conta.
Beatriz explica que, apesar do boom de sobremesas virais,
como o morango
do amor, a doceria prefere apostar na tradição consolidada. “Somos uma
doceria tradicional e não temos por hábito seguir tendências virais. Claro que
a gente considera os ingredientes que estão em alta e produtos que os clientes
buscam com frequência. Mas não lançamos novos produtos apenas para surfar a
onda do mercado”, diz.
Essa postura se reflete em outro detalhe: a aposta em
qualidade. “Nós trabalhamos com matéria-prima de primeira qualidade e isso
implica diretamente no custo da produção. Além disso, temos um laboratório de
análise que periodicamente certifica a segurança dos nossos produtos e contamos
com uma engenheira de alimentos no quadro de funcionários”, ressalta.
Enquanto isso, no Buffet Ivoneth, a
inovação é um ingrediente indispensável. Ivoneth destaca que a combinação
entre tradição e novidade é o que atrai clientes exigentes em eventos de alto
padrão. “Muitos clientes ainda se encantam com sobremesas tradicionais, que
remetem à memória afetiva, mas existe também uma busca crescente por novidades
que surpreendam. Por isso, nossa proposta é unir tradição e inovação em
receitas autorais, como a taça de cupuaçu com uvas escuras, que já se tornou um
marco do nosso buffet”, explica.
A sobremesa ganhou status de assinatura da casa. “A nossa
taça de cupuaçu com uvas escuras é considerada um verdadeiro ‘alto-falante’ da
chef Ivoneth. Além de ser única e sofisticada, ela representa nossa identidade:
ousada, elegante e com raízes brasileiras”, completa.
Essa busca por equilíbrio acompanha a evolução do paladar do
público. Se antes predominavam opções pesadas, hoje cresce o interesse por
combinações mais leves, refrescantes e funcionais. Ainda assim, a sofisticação
segue sendo palavra de ordem. “O cliente não abre mão da experiência
sensorial e da apresentação impecável. Isso reforça nosso compromisso com a
sofisticação em cada detalhe”, diz a chef.
Sobremesas que fidelizam e contam histórias
O impacto das sobremesas no negócio vai além do sabor:
muitas vezes, elas se transformam em marcas registradas. Ivoneth conta que isso
já aconteceu com sua sobremesa mais famosa. “A taça de cupuaçu com uvas
escuras desperta tanta curiosidade e elogios que os convidados passam a nos
procurar pedindo por ela em outras ocasiões. É uma sobremesa que se tornou
assinatura, símbolo de qualidade e inovação”, afirma.
Na Casa da
Sobremesa, o efeito é semelhante. O bolo espetáculo de morangos e o bolo
musse não apenas permanecem no cardápio, mas também consolidaram a doceria como
referência na região. Beatriz reforça que o cuidado com a tradição e o respeito
à memória afetiva dos clientes são fatores decisivos para manter o público
fiel.
Esse cuidado se reflete até no delivery. A Casa da Sobremesa
precisou adaptar produtos para garantir que chegassem em perfeito estado via
aplicativos. Ao mesmo tempo, manteve a proposta pioneira de permitir que
clientes fracionem suas sobremesas por quilo. “Nós somos pioneiros no Brasil
em vender por quilo sobremesas. O cliente pode entrar na loja e fracionar o
produto como quiser, misturando opções diferentes”, explica Beatriz.
Para Ivoneth, cada evento é uma oportunidade de surpreender.
“Houve uma evolução muito clara no paladar. Hoje, o cliente busca
experiências completas, que envolvam sabor, equilíbrio e sofisticação. É nesse
contexto que a sobremesa assume o papel de síntese da celebração”, afirma.
No fim, o Dia Nacional da Sobremesa mostra como esse mercado
continua sendo um dos mais fortes da alimentação fora do lar. Mais do que
adoçar momentos, os doces carregam histórias, tradições e inovações que unem
gerações e consolidam a identidade gastronômica brasileira.
A data é uma oportunidade para os bares e restaurantes, que
segundo a Abrasel, apenas 43% dos estabelecimentos tiveram lucro em setembro.
Com a alta da inflação do cacau,
pode ser um bom momento para os estabelecimentos criarem maneiras de aumentarem
seu faturamento.
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