Durante Simpósio sobre Inovação Tecnológica na Produção de Aves, Peixes e Suínos, associação destacará oportunidades na região para a produção de tilápia e panga
A Peixe BR marcará presença no Simpósio sobre Inovação Tecnológica na Produção de Aves, Peixes e Suínos, que será realizado nos dias 21 e 22 de maio, em Recife (PE). Como parte do programa “Facta na Estrada”, o evento reunirá diversos especialistas para discutir o potencial da região.
Na programação técnica, o painel “Oportunidades de negócios nas áreas de aves, suínos e pescado para a região Nordeste” abrirá a mesa-redonda do primeiro dia e contará com a participação de Franscisco Medeiros, presidente da Peixe BR. Durante a apresentação, o especialista destacará as perspectivas de crescimento para a piscicultura local.
De acordo com Medeiros, a região é um dos principais polos produtores de tilápia do Brasil e se caracteriza por uma produção que chega “in natura” para o consumidor final. Esse diferencial, porém, traz vantagens e desvantagens para o setor produtivo.
“A vantagem é levar a toda população do Nordeste uma proteína de qualidade e com preço acessível. Por outro lado, a desvantagem é que sem indústria de processamento o produto não acessa as principais redes de varejo e, por consequência, não aproveita as oportunidades proporcionadas pelo mercado internacional”, avalia Medeiros.
Diante desse desafio, o caminho mais eficaz é sensibilizar os investidores locais, principalmente os que já atuam na cadeia de aves na região, a investirem na tilapicultura – um movimento que já ocorre nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
De olho nas oportunidades
Segundo Medeiros, um grande potencial estratégico na região Nordeste é o complexo de hidrelétricas do rio São Francisco e também as áreas que margeiam o rio e os canais de derivação para implementação de tilapicultura em viveiros escavados. O foco é utilizar os locais sistematizados para irrigação de arroz, que hoje encontram-se inativados.
Além disso, outra janela de crescimento para o setor é o investimento na criação de panga, uma grande oportunidade para a região, porém, explica Medeiros, ainda necessita da normalização do Ibama.
Sobre a Peixe BR
A Peixe BR é uma associação que possui 12 anos de atuação no mercado de piscicultura, com forte representatividade no setor. Uma de suas missões é melhorar a competitividade da atividade e do ambiente regulatório no Brasil, promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva de forma sustentável e transparente.