IHARA investe em fábrica para o segmento de pastagem e prevê novos produtos nos próximos anos

 Pautada pela crescente demanda e adoção de tecnologia no mercado, a empresa investe em unidade exclusiva para produção de herbicidas que atendam necessidades do pecuarista brasileiro

A IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, investiu cerca de R$ 20 milhões na construção de uma fábrica exclusiva para atender o cultivo de pastagens, localizada dentro do seu complexo fabril em Sorocaba/SP. A unidade está pronta e a produção do portfólio para o segmento está prevista para iniciar ainda este ano, visando atender a demanda da safra 2024/2025. A capacidade instalada foi projetada para suportar o crescimento esperado da empresa nesse setor nos próximos cinco anos.

Segundo o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA, Michel Tomazela, essa decisão vai ao encontro da tendência e necessidade de aumentar a produtividade na pecuária que passa necessariamente por converter pastagens degradadas em pastagens superprodutivas. “Trata-se de um segmento com muitas oportunidades no manejo de plantas daninhas, pragas e doenças, com potencial de expansão no uso de herbicidas, inseticidas e tratamento de sementes. Comparando à área atual de pastagens, com mais de 170 milhões de hectares, a taxa de utilização de herbicidas, inseticidas e sementes tratadas ainda é pequena, mas está em franco desenvolvimento para a adoção dessas tecnologias”, comenta Tomazela.

Especialistas afirmam que a expansão da agricultura está mudando o traçado deste setor em todo o território brasileiro. Em 10 anos, a pecuária deve ceder até 12% da área em diferentes níveis de degradação para a agricultura. Por outro lado,  o aporte de tecnologia e investimento crescerá no restante da área de pastagem. Para este futuro cenário, a IHARA possui um portfólio vasto para auxiliar tanto o pecuarista quanto o agricultor, seja na criação de gado tradicional ou nas integrações Lavoura-Pecuária e Lavoura-Pecuária-Floresta.

“Estamos realizando pesquisas para desenvolver novos produtos para o segmento, com o objetivo de oferecer as melhores soluções para o mercado. Nós nos antecipamos aos problemas que podem afetar o pecuarista, oferecendo sempre o que há de mais moderno, com base na tecnologia japonesa. No pipeline da IHARA estão previstos 15 novos produtos a serem lançados nos próximos anos, focados em pastagem. Entre eles estão os inseticidas foliares e para tratamento de sementes, herbicidas pós-emergentes e pré-emergentes, incluindo herbicidas para manejar gramíneas invasoras, consideradas atualmente um dos grandes desafios, além dos fungicidas foliares para campos de produção de sementes, no tratamento de sementes industrial e vários biológicos”, afirma Tomazela.

Projeto “Fazenda modelo IHARA” em parceria com a Fundação MT

De acordo com dados da Embrapa, as pastagens brasileiras cobrem aproximadamente 177 milhões de hectares, sendo que 40% apresentam sinais de degradação intermediária e 20% sinais de degradação severa. Deste universo, espera-se a recuperação e conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em 10 anos, adotando as práticas e tecnologias certas.

Diante desse cenário, a IHARA, em parceria com a Fundação MT, em Mato Grosso, criou o projeto “Fazenda Modelo IHARA”, que consiste em trabalhar técnicas de manejo para o controle de plantas daninhas e de pragas, visando criar um case de sucesso para demonstrar aos pecuaristas melhores práticas da pastagem e reverter o processo de degradação dos pastos nas fazendas do Brasil. “Além disso, estudamos quando o gado deve entrar e sair do pasto e em qual altura de acordo com tipo de capim. O resultado esperado e mostrar um ganho considerável na capacidade de suporte de animais desta pastagem e, consequentemente, um maior ganho de peso médio diário dos animais (GMD). Esta área será utilizada para difundir essas boas práticas”, enfatiza Tomazela.

 

Entrada no segmento de pastagem

A IHARA, conhecida por atuar em mais de 100 tipos de culturas, entrou no segmento de pastagem em 2022, após mais de quatro anos de pesquisa e desenvolvimento no setor, lançando um portfólio extenso para atender as demandas de pecuária. A empresa baseou-se na tecnologia japonesa para desenvolver essas soluções, adaptando-as às necessidades dos pecuaristas do Brasil no controle de pragas, doenças, plantas daninhas e tratamento de sementes.

No recente portfólio para a cultura, destaca-se o ESTRELA, um inseticida com controle superior das cigarrinhas nas pastagens, com destaque para a espécie Mahanarva. Trata-se de um produto diferenciado no mercado, reduzindo os danos diretos e indiretos que as cigarrinhas causam nos  pastos. essas pragas sugam as seivas das plantas, podendo causar degradação total. O não controle interfere diretamente na produtividade e, futuramente, na lotação de animais por hectare.

Outro produto da linha é o POSSANTE, um inseticida capaz de controlar os ovos de cigarrinha, reduzindo a reinfestação, o que permite, de forma efetiva, quebrar o ciclo da praga, além de controlar todos os estágios da cigarrinha.

Para o tratamento de sementes de forrageira, o portfólio conta com o PUREZA N, um fungicida e nematicida voltado para as sementeiras utilizarem no tratamento industrial de sementes de forrageiras em geral. O produto controla os principais patógenos que acometem as sementes da pastagem, desde a fase de armazenamento até a fase inicial após a semeadura, garantindo a preservação das sementes em relação aos primeiros problemas, sobretudo a incidência de fungos e nematoides.

Na linha de herbicidas, a empresa traz para o mercado o INVERNADA para o controle de plantas daninhas de folhas largas anuais, herbáceas e semi-arbustivas; o PALANQUE voltado para plantas de difícil controle, que pode ser aplicado no toco após o corte, próximo ao solo; e o BAIHTA para o controle de um amplo conjunto de plantas daninhas de folhas largas, com o benefício de não ter restrição para o plantio de outras culturas após o uso, o que é muito importante para áreas de Integração Lavoura-Pecuária ou Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

O pecuarista também pode contar com o PASTOIL, um óleo mineral adjuvante especialmente desenvolvido para uso em pastagem. Ele pode ser utilizado de forma combinada com os herbicidas, otimizando a penetração do herbicida nas folhas das plantas daninhas, que normalmente possuem cerosidade e pilosidade. Assim, o produto melhora a abrasividade, espalhamento e aderência, permitindo que o herbicida atinja seu máximo de eficácia garantida.

 

Sobre a IHARA

A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há 59 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais somando mais de 80 soluções que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável. Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro. Para mais informações, acesse o site da IHARA.  



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem