Novo secretário de Obras toma posse e elenca prioridades para sua gestão

04/04/2024 - Nomeado secretário de Obras, Valter Casimiro elenca prioridades - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Infraestrutura urbana em cidades como o Sol Nascente e ampliação da mobilidade estão entre os serviços considerados principais


Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Ex-secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro Silveira tomou posse nesta quinta-feira (4) como secretário de Obras. O gestor retorna ao governo, agora com a missão de tocar projetos importantes de infraestrutura como os dos Sol Nascente e a continuidade do Corredor Eixo Oeste e da Avenida Hélio Prates, entre outros.

Além dessas obras, o GDF tem investido na infraestrutura da Superquadra Park Sul (antigo SOF Sul), em projetos de drenagem em Taguatinga, na continuidade da pavimentação em concreto na W3 Sul e também na Epig.

"Temos muita coisa em andamento; e, claro, antes da gestão do governador Ibaneis Rocha, Brasília ficou muito tempo sem fazer obras", explica Valter Casimiro. "Então, até justifica esse canteiro de obras hoje, com essa quantidade de obras. O governador pediu para que priorizasse principalmente as áreas de urbanização nas regiões administrativas, a exemplo do Sol Nascente, da 26 de Setembro, em Vicente Pires, para que a gente possa concluir a urbanização ou iniciar, no caso do Sol Nascente."

Mobilidade

O titular de Obras reforça que o GDF tem trabalhado para garantir mobilidade à população, com a ampliação e construção de faixas exclusivas de ônibus, como a da Avenida Hélio Prates, a ligação da EPTG com a Epig e o projeto do BRT Norte.

"Só neste ano já temos R$ 2 bilhões destinados para a parte de obra, isso junto das outras pastas e empresas vinculadas, como o DER-DF", afirma o secretário. "A ideia é que a gente consiga até o ano que vem o recurso necessário para poder concluir todas as obras que estão em andamento. Pelo menos essas a gente concluir e entregar para a população."

Valter Casimiro assume a secretaria na vaga de Luciano Carvalho, que esteve à frente da pasta entre 2020 e 2024 e fez parte da gestão durante a entrega do Túnel de Taguatinga Rei Pelé, da infraestrutura de Vicente Pires, da primeira etapa da Avenida Hélio Prates, da reforma da W3 Sul, da construção da Viaduto do Sudoeste, da requalificação da Avenida Paranoá, entre outros.

Sobre o secretário de Obras

Valter Casimiro é formado em ciências contábeis com especialização em administração financeira. Atua como secretário desde 2019. Esteve à frente do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil entre abril e dezembro de 2018. É servidor de carreira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), onde foi diretor de Infraestrutura Aquaviária e atuou na Diretoria-Geral. Entre 1998 e 2006, ocupou a coordenação administrativa e financeira do Ministério da Previdência Social.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem