COMIGO irá inaugura maior unidade armazenadora de Goiás


Unidade é uma das maiores do Centro-Oeste e está localizada em Mineiros


A Cooperativa COMIGO inaugurou sua nova Unidade Armazenadora, localizada em Mineiros/GO. A estrutura é a maior do estado de Goiás, com capacidade de armazenamento estático para 3,3 milhões de sacas de grãos, que serão utilizados para soja e milho.

Para o presidente do conselho de administração da COMIGO, Antonio Chavaglia, esta é uma conquista não somente para os cooperados, mas para o desenvolvimento do agronegócio, sendo que a cooperativa investe em uma área muitas vezes esquecida por outras empresas do setor: o armazenamento de grãos. "O produtor vai ter condições, facilidade e agilidade para entregar os grãos lá, é um investimento bastante expressivo", ressalta o presidente.

Investimentos para cooperados

Cerca de R$ 150 milhões estão sendo investidos na construção, dos quais a maior parte é advinda de recursos próprios da cooperativa, já que a construção da unidade atende aos pedidos dos cooperados da região. "Os armazéns são feitos para atender a demanda do associado, que é o principal motivo da cooperativa existir", justifica Chavaglia, reforçando a importância do investimento em armazenagem para os produtores locais e das cidades vizinhas: "temos essa ligação forte com o associado e com o produtor rural e, aqueles produtores que não têm armazém, às vezes, têm dificuldade na hora de entregar, por isso a cooperativa tem muita capacidade armazenadora". Estatísticas afirmam que, atualmente, a COMIGO recebe cerca de 20% da soja do estado de Goiás.

Além da imponência no volume de capacidade, a unidade é uma das mais modernas da cooperativa: conta com automatização em todos os processos de recepção e secagem de grão, com uma estrutura completa incluindo balanças, sistema de areação, termometria e principalmente dois secadores com capacidade para 150 ton/h, que devem agilizar o processo da chegada dos grãos e reduzir as filas, como explica o presidente executivo da COMIGO, Dourivan Cruvinel: "o cooperado hoje precisa de agilidade, tanto na recepção como na expedição".

Escolha da região

O presidente executivo explica ainda que a escolha do local para a instalação da unidade foi baseada no forte crescimento não somente do município, mas de toda a região, que também está em uma boa localização geográfica. "É pela pujança do município, quase que totalmente focado na atividade agrícola, onde já temos muitos cooperados mesmo estando lá somente há três anos, então é um belo investimento para cooperar ainda mais com o desenvolvimento dessa região", afirma Dourivan.

De acordo com o gerente da unidade, Leandro Alves Nascimento, já está tudo pronto para a recepção de grãos. Para isso, a unidade gerou novos postos de emprego na cidade, e deve gerar ainda mais durante as safras: "são 60 postos de empregos diretos, e esse número pode dobrar durante a safra, sendo então 120 trabalhadores durante o período contando com os safristas", afirma. O gerente garante ainda o bom funcionamento da unidade, seguindo a agilidade que a agricultura precisa: "o campo hoje está altamente tecnológico, e a região carecia de um armazenamento à altura da tecnologia empregada no campo".

A unidade armazenadora está localizada na Rodovia BR 364, km 312, s/n, na Zona Rural de Mineiros. A solenidade de inauguração terá início às 9h e estão convidados todos os cooperados, produtores rurais, líderes do setor e toda a comunidade.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem