Tema de redação do Enem não surpreende

   

Fábio Gusmão, assessor de Redação e Língua Portuguesa do Sistema Positivo de Ensino
divulgação


Invisibilidade do trabalho de cuidado e o papel social da mulher estiveram presentes nas salas de aula do Sistema Positivo de Ensino durante todo o ano, refletindo a pertinência da escolha do MEC junto ao Inep

Mais uma vez, o MEC (Ministério da Educação), junto com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), escolheu um tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que reflete as demandas da sociedade contemporânea. Neste ano, os candidatos tiveram que desenvolver uma dissertação-argumentativa a partir da frase temática "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

O assessor de Redação e Língua Portuguesa do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão, observou que os alunos abordaram o assunto com familiaridade. “O candidato foi convidado a escrever sobre  as múltiplas jornadas que a mulher enfrenta, seja cuidando de filhos, pessoas com deficiência ou idosos da família. O trabalho de cuidado feito por ela é invisível e subvalorizado em nossa sociedade”, aponta Gusmão. Ele destaca que tanto “desafio” quanto “invisibilidade” são termos recorrentes nos temas das redações do Enem (confira a cronologia no quadro*).

Além da frase-tema, a prova de redação trouxe quatro textos motivadores, com informações sobre o assunto para que os estudantes pudessem refletir melhor sobre o recorte que deveriam abordar no texto. A prova do Enem ainda exige que os candidatos apontem caminhos para a resolução do desafio em questão, no caso, o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. A estrutura do texto consiste em um parágrafo introdutório, seguido de dois parágrafos de desenvolvimento e, por fim, uma conclusão com a proposta de intervenção para o problema discutido  ao longo do texto.

O gabarito oficial do Inep será divulgado em 24 de novembro. No entanto, o Sistema Positivo de Ensino disponibiliza um gabarito interativo extra-oficial nesta página no mesmo dia da prova. Os candidatos podem acessar a página, selecionar a cor da prova de interesse e checar as respostas das questões de cada área do conhecimento. Ao conferir as respostas, a ferramenta interativa dá o resultado correto, confirmando se o candidato acertou ou não cada uma das questões. Por fim, ela soma os acertos e mostra a nota aproximada do estudante. Os resultados finais serão divulgados pelo Inep no dia 16 de janeiro de 2024.

Critérios da avaliação do Inep: 

1 - domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

2 - compreensão da proposta de redação; 

3 - argumentação;

4 - adequação ao modelo dissertativo-argumentativo;

5- proposta de intervenção.

 

* Veja quais foram os últimos temas da redação do Enem

2022 - Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

2021 - Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

2019 - Democratização do acesso ao cinema no Brasil

2018 - Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

 

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

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