Governo e Embrapa realizam Workshop da Cadeia Produtiva do Guaraná em Manaus e Manacapuru

Foto: Síglia Souza
Foto: Síglia Souza


I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas discute a cultura do guaraná

Visando o desenvolvimento sustentável de 11 cadeias produtivas prioritárias no Estado, o I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas, realizado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Embrapa, terá continuidade em Manaus nesta quinta-feira (23/11), no auditório da Embrapa Amazônia Ocidental (km 29, da AM-10) e na sexta-feira, na fazenda Manancial em Manacapuru, para discutir a cultura do guaraná.

O evento tem como objetivo unir os elos produtivos da cadeia, proporcionando um intercâmbio de conhecimento técnico e gerencial aos participantes e com a interação do público envolvido, reunindo as demandas pertinentes às suas necessidades rurais e encaminhar as informações debatidas, em um plano de ação estratégico para todo o setor produtivo.

No primeiro dia, a programação é voltada para discussões técnicas e, o segundo dia para uma visita técnica, direcionadas em ações no campo, utilizando os processos desenvolvidos pelos pesquisadores, colocado em prática junto aos produtores.

Dia 23/11, o evento inicia às 7h30, com a recepção aos participantes, tendo na sequência as apresentações dos pesquisadores Kátia Emídio da Silva, chefe-adjunta de P&D e de Luiz Antônio de Araújo, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental. No horário das 9h às 10h, haverá a apresentação das Tecnologias Embrapa para a Cadeia Produtiva do Guaraná, pelos pesquisadores André Luiz Atroch e Firmino José do Nascimento Filho.

Ainda pela manhã, acontecerá o Momento Troca de Experiências, com a participação da empresa Sabores Vegetais do Brasil e de produtores e comerciantes de guaraná orgânico, tendo em seguida um debate com os participantes.

No período da tarde acontecerá dinâmica de grupo e construção coletiva de uma proposta de atuação da cadeia do guaraná e apresentação dos resultados.  Dia 24/11, a programação começará às 7h30 com visita técnica à fazenda Manancial, em Manacapuru.

Workshops

Os workshops das cadeias produtivas tiveram início em maio de 2023, com as culturas da banana e cupuaçu. Logo em seguida foi discutida a cadeia da castanha, açaí, abacaxi, piscicultura, citros. As discussões sobre mandioca, pecuária sustentável e olerícolas serão as próximas cadeias a serem apresentadas aos empreendedores rurais. Cada edição tem recebido uma média de 150 participantes, entre produtores, empresários e técnicos de instituições privadas e governamentais, para discutir, propor ideias e apontar soluções para o desenvolvimento destas cadeias produtivas no Estado.

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM) - Embrapa Amazônia Ocidental

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem