Escola de Chefs D11 Brasil, em Itu (SP), treina aprendizes para atuarem em cozinhas com competências técnicas e comportamentais exigidas pelos empregadores da região

A Starrett realizou, na manhã do dia 17 de maio, a doação de 10 kits de facas de corte de carne e de legumes para os jovens aprendizes da Escola de Chefs D11 Brasil, em Itu (SP). O projeto social busca a capacitação de adolescentes, com algum grau de insegurança social, na área da gastronomia. A doação dos kits faz parte da filosofia da Starrett em contribuir com ações voltadas à comunidade onde a empresa está instalada.

“Ter uma faca de chef profissional da marca Starrett é um dos sonhos dos cozinheiros, porque é um produto de muita qualidade”, destacou Zara Bulgari Carrano que, ao lado do marido, Felipe Carrano Coelho Branco, fundaram a D11 Brasil Projetos Sociais. A escola de chefes começou em Sorocaba e agora conta com a unidade ituana.

Os fundadores explicam que a ideia surgiu de um sonho de servir a esses jovens que apresentam vulnerabilidade social. Além da capacitação técnica em gastronomia, com aulas práticas e teóricas, os aprendizes, com idade entre 14 a 24 anos, recebem auxílio para desenvolvimento socioemocional com ajuda de psicólogos comportamentais.

“Treinamos os jovens para desenvolverem as competências técnicas e comportamentais exigidas pelos empregadores da região, com atenção especial aos costumes e culturas locais. Um dos nossos grandes objetivos é abrir as portas para o primeiro emprego. É um projeto de vida”, avaliou o fundador.

Apoio à comunidade local

“A Starrett tem, como um dos pilares estratégicos, participar de projetos sociais no entorno de sua comunidade. Desta forma, contribuir com o projeto encabeçado pelo Felipe Carrano e sua esposa Zara Bulgari é uma satisfação para nós. Com essa ação, a Starrett se faz presente e auxilia na qualificação de muitos jovens que estarão preparados para o mercado de trabalho da nossa região. É uma ajuda singela que se soma a tantas outras permitindo, assim, o sucesso do projeto Escola de Chefs D11 Brasil”, afirmou o Diretor Industrial da Starrett Cláudio Luis Guarnieri.

Quem agradece são os jovens aprendizes. Uma delas, Evelyn Dantas, 16 anos, falou pelo grupo que recebeu a doação das facas: “Todos nós nos sentimos muito gratos, são gestos que vão marcar toda a nossa vida e a nossa história. É uma oportunidade única para estarmos preparados para o futuro e exercermos a profissão que amamos”.

Um dos parceiros de negócios da Escola de Chefs D11 Brasil, Diego Vilchez Yamato, que esteve presente na entrega dos kits comemorou a ação. “É muito importante para esses jovens essa oportunidade e ajuda”, comentou.  

Sobre a Starrett

A Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, teve início nos Estados Unidos, em 1880, quando Laroy S. Starrett inventou o esquadro combinado. No Brasil suas operações começaram em 1956. Hoje, a Starrett conta com fábricas na Carolina do Norte e Carolina do Sul, nos Estados Unidos, Escócia, China e em Itu, no Brasil. A empresa produz mais de cinco mil produtos, tais como lâminas de serras de fita para corte de metais, madeira e carne, ferramentas de precisão e instrumentos de medição. Os produtos Starrett são vendidos em mais de 100 países por meio de uma rede de distribuidores atendendo a uma variada gama de segmentos que vai desde ferramentas para a indústria automobilística, aviação, marinha, até equipamentos agrícolas, ferramentas para trabalhos manuais (faça você mesmo!) para construtores, carpinteiros, encanadores, eletricistas etc.

Mais informações, acesse: www.starrett.com.br