AgroBrasília apresenta tecnologias para produtores de todos os portes

 No período de 17 a 21 de maio, ocorre a AgroBrasília, a maior feira agro do Planalto Central voltada a produtores de todos os portes e segmentos




A fim de manter a diversidade da Feira, não poderiam faltar os produtos e serviços voltados aos pequenos e médios produtores e à agricultura familiar. Esse, inclusive, vem sendo um diferencial da AgroBrasília – ser acessível a esses segmentos, que antes quase não frequentavam outras feiras do setor.

(Foto: Arquivo AgroBrasília - Emater e Agricultura Familiar)

Agregar esses perfis resultou em ganhos tecnológicos de conhecimento e sociais para a agricultura do Planalto Central, avalia o presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca: “Ganhos que podem ser aferidos na maior produtividade das propriedades da região, o que se traduz em maior renda para o produtor, incremento na gestão das empresas rurais, maior empreendedorismo. Além disso, ao mesmo tempo em que contribuiu decisivamente para o crescimento da região central do País, a AgroBrasília colheu frutos desse círculo virtuoso ao tornar-se referência do setor produtivo”.

Triacca ressalta ainda que a Feira conta com a participação de várias instituições voltadas à pesquisa, ao fomento e à extensão, que garantem uma condução adequada da área voltada aos produtores menores.

É o caso do Espaço da Emater-DF, que ocupa 70 mil m² no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, onde ocorre a AgroBrasília. Conduzido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), o espaço é formado pelo Pavilhão de Organizações Sociais, por nove circuitos tecnológicos e por um estande com plantão diário sobre crédito rural. Em 2022, a participação da empresa pública na AgroBrasília será integralmente presencial e a expectativa dela é levar até a Feira cerca de 2,5 mil produtores para participar das atividades. Pelo menos cem técnicos estão envolvidos na ação, desde a mobilização até a recepção das comitivas.

No Pavilhão de Organizações Sociais, serão 16 espaços de comercialização voltados a pequenos empreendedores rurais. A seleção dos produtores/empreendedores é realizada por meio dos escritórios locais. “A AgroBrasília é uma grande vitrine de tecnologias, inovações e também dos produtos que esses produtores levam para comercializar. O pavilhão proporciona geração de renda e oportunidades de demonstração e de divulgação dos produtos feitos por eles”, ressalta Loiselene Trindade, diretora-executiva da Emater-DF.

Os nove circuitos tecnológicos estarão divididos por cadeia produtiva – Agroecologia e Agricultura Orgânica, Avicultura, Bovinocultura, Floricultura, Fruticultura, Gestão Ambiental, Olericultura, Piscicultura e Saneamento Rural. “Neles, serão apresentadas algumas das principais tecnologias desenvolvidas para aumentar e melhorar a produção de alimentos, assim como para melhorar a qualidade de vida dos moradores do campo e garantir a segurança alimentar da população”, afirma Loiselene.

Destacando que a AgroBrasília é um dos eventos mais importantes para a Emater-DF e para a agricultura familiar, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, pontua que a participação da empresa na Feira amplia o alcance de tecnologias adequadas à pequena produção para os municípios do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). “É uma importante oportunidade de aproximação entre o produtor rural dessa região e as novas tecnologias e políticas públicas para o setor agrícola. Todas as tecnologias que vamos apresentar podem ser adotadas por agricultores familiares, pequenos, médios e grandes”, afirma.

A AgroBrasília é uma realização da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF). Além da Emater-DF, apoiam a Feira Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) e Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).

Confira as novidades que a empresa de extensão rural prepara para a AgroBrasília 2022:Saneamento rural como parte das boas práticas agrícolas em olericultura;
Produção de hortaliças e peixes em aquaponia;
Sistemas de bioflocos para criação de peixes;
Novas espécies de peixes, como panga;
Cultivo de microalgas e uso de energia fotovoltaica para aeradores;
Energia fotovoltaica para pequenas propriedades rurais;
Uso de drones na aplicação de agrotóxicos;
Feira Rural na AgroBrasília;
Produção de plantas alimentícias não convencionais (Panc);
Nova tecnologia para produção de biofertilizantes;
Manejo da goiaba;
Pintura com tinta de terra;
Campo agrostológico com demonstração de novas plantas forrageiras para a agricultura familiar, como BRS Kurumi, capiaçu e nova cultivar da forrageira andropogon (BRS Sarandi);
Produção de hortaliças hidropônicas;
Boas práticas na coleta de ovos caipira, e
Agroindústria de ovos: Demonstração de planta pré-elaborada para uma pequena agroindústria.

Venha para a AgroBrasília 2022

A AgroBrasília assume em 2022 o formato híbrido. As atividades presenciais ocorrem no Parque Ivaldo Cenci, no PAD-DF (no Km 5 da BR 251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG), a cerca de 70 km do aeroporto de Brasília. As atividades virtuais podem ser acompanhadas pela plataforma https://digital.agrobrasilia.com.br/.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem