FACTA WPSA 2022: evento debaterá os impactos sociais, ambientais e corporativos do setor avícola

 Com o tema "Avicultura, o futuro é agora!", o evento será realizado nos dias 11 e 12 de maio, em Campinas

39ª edição da Conferência FACTA WPSA-Brasil 2022 já tem data e locais marcados: 11 e 12 de maio de 2022, no Expo D. Pedro, em Campinas (SP). O evento, que traz como tema “Avicultura, o futuro é agora!”, promete manter a qualidade dos debates que vêm reunindo, ao longo de mais de 30 anos, profissionais e estudantes do setor que buscam atualizar-se e contribuir para a melhoria do cenário mundial da avicultura.

Em meio a muitos assuntos técnicos voltados à avicultura de corte e postura, alguns destaques em pauta permearão a governança ambiental, social e corporativa. Temas como sustentabilidade, gestão de pessoas para melhorar o desempenho das aves, otimização de custo e seu impacto de matrizes, poedeiras e frangos de corte fazem parte da agenda do evento.

Para esta edição, a entidade espera receber mais de 400 congressistas presencialmente e algumas centenas de forma on-line que poderão se inteirar de forma vasta sobre o tema Environmental, Social and Governance (ESG), além de ampliar seus conhecimentos acerca da atual situação e projeções para o mercado de grãos; disponibilidade de energia elétrica; apresentação de um modelo de contenção para surto de doenças exóticas tipo Anemia Aviária, Newcastle e Gumboro; tendências e mudanças de tipo de produtos avícolas oferecidos ao mercado pós-pandemia; qualificação da mão de obra no uso de sistemas informatizados de coleta de dados e automação dos galpões, entre outros.

Segundo o diretor-presidente da FACTA Ariel Antonio Mendes, a entidade está organizando o evento desde o ano passado e o modelo híbrido trará maior abertura para participações. “Os temas do evento levam em conta as questões da pandemia, que serviram para mostrar para o setor avícola que nós temos que nos programar ou até mesmo reprogramar a maneira de trabalhar”, aponta Mendes.

Conferência FACTA WPSA-Brasil 2022 promove uma avicultura mais sustentável

A questão da sustentabilidade é um tema que chegou. Já não é algo relativo ao futuro, mas sim do presente. Ariel Mendes afirma que os mercados consumidores para os quais o Brasil exporta, as redes de supermercados e aqui mesmo no Brasil, o consumidor está cada vez mais consciente sobre necessidade de comprar primeiramente, produtos seguros, e segundo, produtos que não sejam produzidos ferindo o bem-estar animal, a questão do meio-ambiente, a questão da saúde e do bem-estar do trabalhador, o tão abordado ESG (Environmental, Social and Governance).

Segundo ele, hoje, felizmente, como a avicultura é um setor internacionalizado, já se antecipou a estes temas e já vem trabalhando há vários anos buscando atender a este item da sustentabilidade. “Nós precisamos fazer com que chegue também ao produtor, que tem que ter consciência da sua importância em produzir um frango sustentável”, afirma. 

“Brasil não exporta só qualidade. Exporta sanidade”, diz Ariel Mendes

Um dos destaques do evento apontado por Ariel Mendes é a questão sanitária. “Os temas sanitários sempre estão presentes e temos que ter também essa consciência de que o Brasil, além de exportar qualidade, exporta sanidade. O Ministério da Agricultura está trabalhando no Programa de Prevenção e Contingência e será apresentado durante a Conferência o plano integrado de monitoria para Influenza Aviária e para a Doença de Newcastle”, afirma Mendes.

O diretor-presidente da FACTA ainda relata que tem visto recentemente vários episódios de Influenza Aviária pelo mundo e que, às vezes o Brasil esquece um pouco disso. “Mas o vírus continua circulando e temos que ter essa consciência. Na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos e isso, com o setor globalizado, com a retomada do trânsito internacional de pessoas, a possibilidade de entrada do vírus no Brasil é muito grande. Por isso é tão importante colocar este tema a cada Convenção”, diz. “Além disso, teremos outros temas como a questão dos antimicrobianos, salmonela e nutrição, que são temas sempre muito importantes”, explica Ariel Mendes.

A programação do evento e os temas definidos estão no site https://conferenciafacta2022.casarn.com.br/

Sobre a FACTA

A FACTA é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, a qual incorpora e amplia atividades técnicas e científicas. Tendo como foco principal o fomento e a difusão de novos conhecimentos e tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento sustentável da avicultura, a FACTA atende seus objetivos realizando eventos de atualização técnica, aperfeiçoando mão de obra operacional e técnica por meio de cursos específicos, divulgando conhecimentos avícolas através de publicações especializadas e estimulando a evolução técnica, científica e tecnológica da atividade pela dotação de prêmios de estímulo.
Para mais informações acesse: www.facta.org.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem