Starrett recebe diploma "Entidade Amiga das Águas" por ações de preservação hídrica em Itu (SP)

Iniciativa do reconhecimento foi idealizada pela Prefeitura de Itu na semana comemorativa ao Dia Mundial da Água


A Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, recebeu o diploma “Entidade Amiga das Águas” oferecido pela Prefeitura de Itu, interior de São Paulo. A entrega foi feita pelo prefeito Guilherme Gazzola, no dia 24 de março, na sede da administração pública, como forma de enaltecer empresas envolvidas com a preservação hídrica e ambiental no município por meio de ações de sustentabilidade.

A iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos que mantém parceria com empresas privadas em ações ambientais em prol da cidade. A Starrett está diretamente relacionada com o programa municipal “Adote uma Nascente”, que visa recuperar cabeceiras da bacia do Itaim – responsável pelo abastecimento de água de 20% da população.

No final do ano passado, a Starrett, em parceria com o órgão público, realizou o plantio de 650 mudas nativas na Fazenda Santo Antônio, no manancial do Córrego Gomes, direcionado para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Rancho Grande. O reflorestamento, em especial de árvores nativas, protege a terra, as nascentes e ajuda a produzir água, que se infiltra no solo, alimentando a nascente.

“Para nós, da Starrett, é um orgulho receber este título e também uma grande responsabilidade. A empresa sempre teve como um dos seus pilares o bem da comunidade, o que inclui a sustentabilidade, área em que temos desenvolvido e aplicado recursos por muito tempo. Ao seguir seu DNA de inovação, a Starrett incrementa, a cada dia, mais ações sustentáveis e, desta forma, contribui para melhorar o meio ambiente”, comenta o Diretor Industrial da Starrett Cláudio Luis Guarnieri.

Segundo o Presidente da Starrett, Christian Arntsen, a empresa possui uma estratégia bem delineada de ESG (Environmental, Social and Governance) com diferentes ações, e uma delas é o plantio de árvores próximo a nascentes, em outros locais pela cidade e em sua área interna, que futuramente será destinada a criação de um SAF (Sistema Agroflorestal). “Para nós é uma grande honra receber esse reconhecimento da prefeitura e esperamos que isso ajude a inspirar outras empresas e outras pessoas. Ficamos felizes em saber que estamos contribuindo com a nossa cidade e a nossa comunidade”, pontua. 

O prefeito de Itu Guilherme Gazzola disse que o diploma “Entidade Amiga das Águas” é uma singela homenagem e que as empresas agraciadas passam a ser, a partir das atitudes tomadas, exemplos para os outros. Comentou que o novo pensamento empresarial prioriza a questão de sustentabilidade de uma forma mais economicamente apresentável. “Nós saímos do contexto da ecologia como ideologia, que valorosa foi, e agora entramos na ecologia como subsistência, como agregadora de valores, essa é a grande realidade”.

A cerimônia contou também com a participação de representantes das empresas Heineken, Guarany e Pepsico.

Ações sustentáveis

Os últimos anos foram marcados por uma série de práticas que a Starrett já realiza e planeja continuar com mais intensidade, especialmente, com o foco na compensação de carbono gerados pela fábrica brasileira. Além do plantio em apoio ao projeto “Adote uma Nascente”, a empresa também realizou o plantio de árvores nativas na sua área interna de preservação ambiental, bem como a distribuição de mudas para seus colaboradores.

Este plantio faz parte da proposta de revitalização de suas áreas verdes com base em um estudo realizado por um engenheiro ambiental especializado em preservação do meio ambiente. A ação engloba também o projeto da Starrett que medirá as emissões de gases do efeito estufa referentes às atividades da empresa, propondo a compensação de carbono a partir do plantio de árvores.

A Starrett também mantém parceria com a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu (COMAREI) desde 2014 com a contratação de serviços da cooperativa para o descarte correto de todos os seus recicláveis, além de oferecer palestras sobre Segurança do Trabalho, formação da equipe de Brigada de incêndio, entre outras ações. A COMAREI realiza três coletas por semana na empresa gerando mais de 2 mil quilos por mês de resíduos recicláveis.

Sobre a Starrett

A Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, teve início nos Estados Unidos, em 1880, quando Laroy S. Starrett inventou o esquadro combinado. No Brasil suas operações começaram em 1956. Hoje, a Starrett conta com fábricas na Carolina do Norte e Carolina do Sul, nos Estados Unidos, Escócia, China e em Itu, no Brasil. A empresa produz mais de cinco mil produtos, tais como lâminas de serras de fita para corte de metais, madeira e carne, ferramentas de precisão e instrumentos de medição. Os produtos Starrett são vendidos em mais de 100 países por meio de uma rede de distribuidores atendendo a uma variada gama de segmentos que vai desde ferramentas para a indústria automobilística, aviação, marinha, até equipamentos agrícolas, ferramentas para trabalhos manuais (faça você mesmo!) para construtores, carpinteiros, encanadores, eletricistas etc.

Mais informações, acesse: www.starrett.com.br

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem