Rúculas Roka e Veloster: variedades rústicas que se adaptam de Norte a Sul do País

 Precocidade, alta qualidade e excelente pós-colheita são algumas das qualidades das sementes da linha Topseed Premium


A rúcula é uma cultura de fácil cultivo, tanto em campo quanto em hidroponia, e que dispensa o uso de muita tecnologia, pois é rústica e se adapta bem em diferentes condições climáticas. Características que estão entre as qualidades das rúculas Roka e Veloster, ambas pertencentes ao portfólio da linha de sementes Topseed Premium, mas que trazem ainda outros atributos importantes e que agregam valor ao produto.

Com produtividade na velocidade que o mercado exige, a rúcula Veloster é um produto diferenciado, com ciclo precoce em torno de 28 dias para hidroponia e 35 dias para campo aberto, além de excelente rendimento em ambos os sistemas de cultivo.

O Especialista em Culturas do Cinturão Verde Roberto Araújo, explica que o material tem alta tolerância ao pendoamento precoce, além de possuir folhas largas, pouco repicadas e uniformes, proporcionando alto aproveitamento para o produtor atender o seu cliente com agilidade e qualidade.

Já a rúcula Roka, segundo Araújo, diferencia-se de seus concorrentes por apresentar uma excelente pós-colheita, beneficiando a todos da cadeia produtiva, inclusive o consumidor final, que receberá um produto com bom aspecto. “Com ciclo de 30 a 42 dias, folhas de coloração verde-escura, tenras e com ótimo sistema radicular, a variedade também tem boa tolerância ao pendoamento precoce, além de ser bem adaptado para cultivo hidropônico”. Ele acrescenta que a variedade tem coloração verde intenso e folhas tenras, benefícios que conferem maior pós-colheita aos produtos, pois demoram mais para amarelar.

“Ambas as rúculas são excelentes materiais, desenvolvidos para adaptação ao clima tropical, podendo ser cultivadas de Norte a Sul. Por serem variedades muito rústicas, há poucos problemas com doenças”, completa o especialista.

De Norte a Sul

Na região de Teresópolis (RJ) está o produtor Edson Mauro de Deus, que planta a rúcula Roka. “Faço o cultivo porque gosto muito da pós-colheita, da pouca limpeza que ela exige, maior rendimento por banca e maior peso. Além disso, tem boa aceitação, por conta da sua coloração escura e aguenta mais tempo sem passar do ponto de colheita”.

Da mesma opinião compartilha o produtor de Piedade (SP), Shimiti Miyazaki. “A rúcula Roka tem a melhor pós-colheita, excelente rendimento e peso. A comercialização é fácil porque os próprios clientes pedem”, ressalta.

Em Santa Catarina, na cidade de Santo Antônio, o produtor Giovane Vicente Guesser conta que 100% da sua lavoura é de rúcula Veloster, por ser um material precoce, ser uma planta com muito vigor, além de ter muito boa aceitação no mercado.

Sobre a Agristar

A Agristar é movida pela paixão ao campo e pelo desafio de superar limites. Com 60 anos de existência, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes, e no segmento de jardinagem, hobby e lazer através das linhas Topseed Garden e TSV Sementes. Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões.

Para mais informações acesse: www.agristar.com.br

Siga a Agristar nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/agristardobrasil

Instagram: @agristardobrasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem