Conheça 10 curiosidades da terra de Jessilane, do BBB 22



Valparaíso de Goiás está distante apenas 34 minutos de Brasília e é o município onde vive a participante do BBB 22, a professora Jessilane Alves. Antes conhecida apenas pelos goianos e brasilienses, já que está situada no entorno da capital federal, a cidade passou a ter mais visibilidade após a entrada da Jessi, como é carinhosamente chamada, no programa da TV Globo. Com 175 mil habitantes, Valparaíso está próxima de se tornar uma balzaquiana: completa 27 anos de emancipação em julho deste ano. Já no aquecimento do aniversário da cidade, conheça as principais curiosidades da terra da Jessi


1 - Entre as 10 melhores de Goiás para viver
A classificação foi feita pelo portal Lugares Perfeitos Pelo Mundo, que utilizou o critério do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDM-M), desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2019. Os principais indicadores do Índice voltam-se para saúde/longevidade, educação e renda. O município obteve IDH-M de 0,746 (quanto mais perto de 1, melhor), em 10º lugar no ranking. Goiânia com 0,799, Ceres com 0,775 e Catalão com 0,766, encabeçam a lista.

2 - De conjunto habitacional à cidade
A história de Valparaíso remonta a 1959, com a implantação do primeiro loteamento chamado Parque São Bernardo, na zona rural de Luziânia, para a moradia de imigrantes, por conta da construção de Brasília. Em 1979, o então prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues, inaugurou no local o Núcleo Habitacional Valparaíso de Goiás I, que se expandiu muito, e acabou virando cidade em 1995.

3 - Nome foi uma homenagem
O nome da cidade foi uma homenagem ao engenheiro civil César Barney, natural da cidade de Valparaíso, no Chile, que foi o responsável por criar e desenvolver o Núcleo Habitacional que originaria a ocupação do município.

4 - É o 3º menor município goiano
Valparaíso é um dos menores municípios de Goiás em extensão territorial, ficando atrás apenas de Anhanguera e Palmelo. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a área do município do Entorno do DF é de apenas 60,95 Km², sendo 0,0179% do total da área do Estado, mas moradia de 175.720 habitantes, segundo atualizações do próprio IBGE.
 
5 - Fábrica de móveis na vanguarda
A economia da jovem cidade tem forte apego às fábricas de móveis e possui um agrupamento industrial composto por mais de 100 empresas do segmento moveleiro.

6 - Primeiro drone ponto do Entorno do Distrito Federal
A cidade prepara-se para receber um bairro planejado em área de mais de 2 milhões de metros quadrados, em meio a vales verdes. Formado por condomínios horizontais e áreas comerciais, ele trará comodidade para o dia a dia dos moradores em meio a parques e reservas naturais. A mobilidade urbana também estará contemplada por meio de ciclovias, vias de transporte públicos com paradas inteligentes e ecológicas, estação de bikes e patinetes. Em sinergia com as novas tecnologias, o bairro planejado em implantação vai disponibilizar drone ponto implantado em um empreendimento imobiliário residencial de grande porte e proporcionar aos futuros moradores e trabalhadores a facilidade de receber encomendas via aérea. Será o primeiro drone ponto do Entorno do Distrito Federal, previsto no projeto antes mesmo da regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em janeiro deste ano.

Para o especialista em desenvolvimento imobiliário, Cleberson Marques, a nova tecnologia também vai ajudar o meio ambiente, pois vai diminuir a poluição. De acordo com ele, haverá redução do número de caminhões, motos e automóveis que fazem entregas circulando pelas ruas. "Ela reduz a necessidade de veículos automotores nas ruas, o que significa menos trânsito, menos acidentes, menos poluentes no ar, visto que drones são elétricos, na pontualidade das entregas, além de apresentar redução de custo e tempo", concluiu.

7 - Dois festivais culturais são realizados todos os anos
A vida cultural de Valparaíso é agitada por dois grandes festivais. O Motofest é realizado em comemoração ao aniversário da cidade desde 2004, e que inclui shows, apresentações artísticas locais, danças, área de camping, exposição de motos e encontro de motociclistas, além de área de alimentação. O evento, que acontece em junho, sempre no domingo, é totalmente gratuito e já chegou a reunir cerca de 6 mil participantes.

O Festival Metal Reciclado tem como objetivo reunir bandas autorais de rock realizando o descarte correto de lixo eletrônico, como baterias, pilhas, celulares etc.. Pensando no Meio Ambiente, a participação no Festival inclui a doação desses itens. Toda a parte de produção, gravação de áudio e cobertura do evento é feita por alunos do projeto Programando o Futuro, com distribuição gratuita pela internet dos vídeos produzidos em cada edição do evento.

8 - Educação é destaque
A educação do município, onde atua Jessilane como professora de biologia, vem se destacando em qualidade. Segundo o ranking de Indicadores dos municípios do Entorno do Distrito Federal, divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), a cidade está em 5º lugar de 19 municípios pesquisados. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, Valparaíso registra crescimento no conhecimento dos alunos na rede de ensino. A cidade também abriga vários centros universitários, sendo a primeira faculdade do Planalto Central, as Faculdades Integradas do Planalto Central, com o funcionamento do curso de Administração.

9 - Cidade oferece opções culturais
Um bom lugar para visitar em Valparaíso de Goiás é a Casa da Cultura Mestre Sabá, cuja função é aproximar a comunidade da cultura através de aulas gratuitas de música, dança, artes marciais, xadrez, informática, oficinas e salas de leitura. O espaço localizado na Etapa Céu Azul recebeu esse nome em homenagem ao primeiro artista plástico de Valparaíso. Outro lugar para conhecer é a Biblioteca Municipal Cora Coralina, que conta com um grande acervo de livros, laboratório de informática, sala de estudo e um espaço para as crianças, no intuito de proporcionar ao cidadão o contato direto com os livros.
 
10 - Tem sua história registrada em livro
O servidor público e ex-vereador por Valparaíso, Walter Mattos, lançou, há 14 anos, a obra "Valparaíso de Corpo e Alma", que resgata a história da cidade. A obra, segundo o autor, foi bem aceita nas escolas, faculdades e serviu de material de pesquisa para vários segmentos de Valparaíso, Entorno do DF e Brasília. O autor segue ministrando palestras sobre a história do município.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem