Projeto Amor Cantado ressalta a importância da campanha Fevereiro Roxo e Laranja

 

 Iniciativa reforça a conscientização sobre doenças como Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia

Foto: Divulgação

Uma dor que não passa, dificuldade de lembrar coisas simples, manchas avermelhadas na pele, infecções recorrentes, anemia, sangramentos e hematomas. Estes sintomas são associados a doenças como Alzheimer, Fibromialgia, Lúpus e Leucemia. A maioria das pessoas só procura socorro médico quando as doenças estão em estágio avançado e pouco se pode fazer para melhorar a qualidade de vida.

Por isso, o mês de fevereiro começou roxo e laranja nos Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), Luziânia (HEL), Formosa (HEF) e São Luís de Montes Belos (HESLMB), administrados pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, em Goiás. Por meio do projeto “Amor Cantado – Acolhimento Musical”, exibido na última quarta-feira (3), o engenheiro e voluntário Hercílio Ramos Júnior lembrou aos telespectadores a importância de buscar o tratamento precoce aos primeiros sintomas das doenças. 

Durante a programação, Hercílio exibiu um vídeo exclusivo para orientar pacientes, profissionais, familiares e público geral sobres os principais sinais das patologias que fazem parte da campanha de conscientização do mês de fevereiro, no qual a cor roxa conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia e a cor laranja sobre a Leucemia. 

“Todas essas doenças afetam o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, por isso é imprescindível realizar exames de rotina com certa frequência, para garantir – caso seja necessário – um diagnóstico precoce e tratamento adequado”, alerta Getro de Oliveira Pádua, diretor do IMED.

O Alzheimer destrói as funções do cérebro. A doença possui as fases leve, moderada e grave. O comprometimento funcional é o que determina em qual delas o paciente está inserido. Na fase leve, geralmente quando a medicação é adotada, ele leva uma vida praticamente normal e o esquecimento não chega a ser empecilho para as atividades corriqueiras.

O Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que afeta múltiplos órgãos e tecidos como pele, articulações, cérebro e rins. Diagnosticado precocemente, com as medicações adequadas, os portadores podem levar uma vida normal.

A Fibromialgia é uma síndrome pouco conhecida que afeta em sua maioria mulheres entre 30 e 60 anos. Como os sintomas podem ser relativamente comuns (cansaço, dor nas mãos e pés, insônia), acredita-se que a fibromialgia é uma doença subnotificada.

A Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem células normais. Existem 12 tipos de leucemia. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, há uma estimativa de 10,8 mil casos por ano. 

“O Amor Cantado tem um papel muito importante. Nossa intenção, claro, é levar música e descontração para quem mais precisa, mas também transmitimos informações de saúde essenciais para conscientizar a população”, finaliza Hercílio Ramos Júnior. 

Amor Cantado

O projeto foi criado há pouco mais de um ano com o objetivo de aliviar a dor emocional de pacientes hospitalizados. Nele, o engenheiro e cantor voluntário Hercílio Ramos faz apresentações temáticas ao vivo (lives), tendo no repertório músicas da MPB, clássicos sertanejos e rock. No ano passado, foram abordados temas como Outubro Rosa, conscientização sobre a AIDS, prevenção do câncer de Pele, entre outros. 

A “live” Amor Cantado - Acolhimento Musical -, é transmitida para o Hospital Estadual de Formosa (HEF), Hospital Estadual de Luziânia (HEL), Hospital Estadual de São Luís dos Montes Belos (HESLMB) e pelo Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), todos Hospitais do IMED. É também transmitida pelo Youtube através do canal “TV IMED”.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem