Projeto "Amor Cantado" alerta sobre perigo de álcool e drogas

 Pandemia provocou aumento significativo de dependentes

Foto: Divulgação

A dependência de substâncias psicoativas é um problema que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), realizada em 33 países da América Latina, as contingências econômicas e sociais impostas pela pandemia da Covid-19 aumentaram consideravelmente, principalmente, o consumo de álcool.  

Para alertar sobre os perigos do consumo dessas substâncias, o projeto “Amor Cantado – Acolhimento Musical”, fez um programa especial nesta quarta-feira (23), em prol do Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo – celebrado em 20 de fevereiro. Durante a live o engenheiro e cantor voluntário, Hercílio Ramos Júnior, falou um pouco sobre o uso de substâncias lícitas e ilícitas e apresentou um vídeo exclusivo para mostrar um maior panorama da temática para os telespectadores. 

“O consumo excessivo de álcool e outras é um problema recorrente em nosso país, principalmente em tempos de vulnerabilidade, como o da pandemia. Nosso papel é alertar a população e tentar combater esse problema que afeta a vida de várias pessoas”, afirma Hercílio. 

“Os dependentes ainda sofrem com a estigmatização imposta sobre eles, que muitas vezes são vítimas de questões sociais e apenas precisam de auxílio médico e psicológico. Atualmente, existem inúmeras casas de acolhimentos para recuperação clínica e social dessas pessoas”, complementa o voluntário. 

O consumo excessivo de álcool ainda está relacionado a mais de 200 doenças, tais como obesidade, diabetes, pressão alta e alguns tipos de tumores. “A dependência é uma questão de saúde pública. Precisamos estar atentos e estender a mão para todos aqueles que estão precisando”, afirma Getro de Oliveira Pádua, diretor do IMED.

Amor Cantado

O projeto foi criado há pouco mais de um ano com o objetivo de aliviar a dor emocional de pacientes hospitalizados. Nele, o engenheiro e cantor voluntário Hercílio Ramos faz apresentações temáticas ao vivo (lives), tendo no repertório músicas da MPB, clássicos sertanejos e rock. Neste ano já foram bordados temas como Janeiro Branco, Conscientização sobre Alzheimer, Lúpus e outras doenças. 

A “live” Amor Cantado - Acolhimento Musical -, é transmitida semanalmente para o Hospital Estadual de Formosa (HEF), Hospital Estadual de Luziânia (HEL), Hospital Estadual de São Luís dos Montes Belos (HESLMB) e pelo Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), todos Hospitais do IMED. É também transmitida pelo Youtube através do canal “TV IMED”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem