A Sementes Jotabasso, com capacidade produtiva de 30 mil toneladas por ano, automatizou o processo de embarque de insumos permitindo o acompanhamento das etapas do fluxo por WhatsApp
Com uma área
total de 100 mil hectares, a empresa dedica-se ao cultivo de sementes de soja e
grãos, tais como sorgo, trigo, aveia, entre outras, e também aposta na
diversificação de negócios atuando com lavoura-pecuária e genética animal. A
tecnologia está presente no DNA da Jotabasso, que tem como propósito continuar
a expandir seus negócios entregando sementes com altíssimo potencial produtivo
aos produtores rurais.
Para acompanhar
essa evolução tecnológica, a Jotabasso identificou a necessidade de automatizar
todo o sistema de embarque com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor.
O gerente de BI da Sementes Jotabasso, Maikon Abati, explica que o principal
desafio era gerenciar a logística de transporte dos insumos. “Nós buscávamos
uma solução que nos ajudasse a ter visibilidade sobre todas as etapas do
processo de entrega e que nossos clientes pudessem acompanhar o status dos
pedidos”, enfatiza.
A organização,
que vem investindo fortemente em infraestrutura - somente nos últimos três anos
foram mais de 300 milhões de reais, implantou a ferramenta SoftExpert Suite para
gerenciamento de todo o fluxo de transporte de cargas. Inclusive, Abati conta
que foi criada uma área exclusiva de embarque, responsável por conduzir esse projeto.
“Com a solução, que oferece visões profundas do negócio por meio de painéis, dashboards e notificações, agora, a
liderança tem segurança e maturidade para avaliar quais são os pontos críticos,
se os prazos estão sendo cumpridos e quais são as maiores dores dos clientes”,
reforça.
Tão importante
quando adquirir produtos de qualidade, os produtores precisam receber seus
insumos no prazo correto, principalmente por conta da janela de plantio que
dura em média 30 dias e, de acordo com Abati, esse foi principal ganho com a
automação dos processos: permitir uma experiência completa ao cliente, com
agilidade e transparência.
“Hoje, após três
meses de implantação do software, com papéis funcionais, responsabilidades e
SLAs bem definidos, nós temos visibilidade real de todas as etapas e o nosso
cliente também consegue monitorar pelo chatbot
em que fase está o carregamento, rastrear em tempo real o caminhão, e ainda recebe
notificações, de forma automática, por e-mail e WhatsApp, tudo integrado à
plataforma SoftExpert Suite”, declara.
Atualmente, além
do departamento de embarque, os setores de logística, financeiro, comercial,
fiscal, armazenagem e administrativo são os que mais utilizam a solução, e a
expectativa da companhia é desenvolver uma estrutura de CSC (Centro de Serviços
Compartilhados) para atender todas as áreas da empresa com o software e,
consequentemente, entregar produtos cada vez mais alinhados às expectativas dos
consumidores.