Dia 24 de agosto, dia da infância: A importância do afeto para as crianças

 Entenda como o carinho dos pais pode afetar a vida da criança.

A infância é um período extremamente importante para o desenvolvimento humano. É um tempo cheio de alegrias, brincadeiras, aprendizagens e momentos que permanecerão na memória para sempre. Por isso, o cuidado com as crianças nessa fase da vida é indispensável, uma vez que existem episódios vivenciados na infância que podem ter grande influência na vida adulta. Mesmo que as pessoas não saibam, existem experiências que, embora vividas há anos, determinam as nossas atitudes quando maiores.

O psicólogo Alessandro Scaranto afirma que a infância é um dos momentos mais importantes da nossa existência, pois é quando nossa personalidade é moldada. Assim, o que torna essa fase tão singular é a grande absorção que temos dos episódios que acontecem em nossas vidas, sejam eles bons ou ruins. “Na infância é onde podem se situar os maiores traumas da nossa vida”, afirma. 

Para Scaranto, o que mais se busca durante o período da infância é afeto. “Esse afeto vai fazer com que a criança entre em um movimento de compaixão, amor, entendimento e empatia”, explica o psicólogo. A criança não busca ter brinquedos novos ou roupas de marca, mas sim que seus cuidadores prestem atenção às suas reais necessidades e as deem o carinho e atenção que lhes é necessário.

Adultos que tiveram infâncias felizes e cheias de afeto têm menos chances de desenvolver algum transtorno psicológico. Conforme o especialista, atos de agressão física geram traumas, e tais abalos podem fazer com que a criança cresça e se torne um adulto mais propenso a ter dificuldade em se relacionar com outras pessoas, além de depressão e ansiedade.

Desse modo, o profissional finaliza e explica que cuidar da infância da criança e torná-la o mais agradável e recheada de amor possível é indispensável. Isso porque, uma criança feliz terá muito mais chances de ter uma vida mais feliz e saudável. Cuidar da infância é cuidar da vida. 

Serviço:  Alessandro Scaranto

Psicólogo e Acupunturista

(11) 994637019

@scaranto_psicologia


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem