Primeira fase da nova iluminação do Eixo Monumental é inaugurada



Via recebeu postes com luminárias de LED. Obras continuam em andamento no trecho palácio do Buriti/Congresso Nacional


BRASÍLIA (31/1/2014) – A primeira etapa da nova rede de iluminação pública do Eixo Monumental foi inaugurada na noite desta sexta-feira (31). O trecho entre o Palácio do Buriti e a antiga Rodoferroviária ganhou 334 postes duplos com luminárias de LED de 300 Watts.

Após uma contagem regressiva, o governador Agnelo Queiroz ligou as lâmpadas que iluminaram as seis faixas em cada sentido do Eixo Monumental. "Este é o primeiro corredor de LED do Distrito Federal e o maior do Brasil. Essa nova iluminação vai modificar completamente uma das mais importantes vias da capital federal", declarou Agnelo.

A instalação dos novos postes começou em dezembro de 2013. O projeto foi dividido em três etapas. Os outros dois trechos, Palácio do Buriti/Rodoviária e Rodoviária/ Congresso Nacional, devem ter as obras concluídas até março.

O investimento total do projeto foi de mais de R$ 11 milhões e compreenderá a implantação de 16 km de rede de iluminação pública com 700 postes duplos especiais, com luminárias de LED. A obra inclui também a instalação de 480 luminárias de LED de 60 Watts para as calçadas do Eixo.

O presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Rubem Fonseca, afirmou que as luminárias foram fabricadas especialmente para o Eixo Monumental, pois as vias são muito largas e precisam de uma iluminação moderna.

"A LED consome 50% menos do que a lâmpada convencional. Além disso, sua durabilidade é de 10 anos, em média", explicou Fonseca.

As luminárias de LED são hoje a tecnologia mais moderna e sustentável disponível no mercado mundial. Proporcionam iluminação mais homogênea, com redução nos custos de manutenção e ausência de gases poluentes e de emissão de raios ultravioleta e infravermelho.

A expectativa da companhia é melhorar a imagem da cidade, fomentando o turismo e o comércio local, além de estimular o lazer noturno ao proporcionar maior segurança à população.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem