Rodoviários realizam curso de línguas estrangeiras

Começaram hoje as aulas de línguas estrangeiras voltadas para 120 rodoviários do Distrito Federal, ação que tem o objetivo de qualificar os profissionais para a Copa do Mundo de 2014.



“Quase todos os dias, temos contato com estrangeiros, e a maior parte deles fala inglês”, relatou José Alfredo de Assis, motorista da linha executiva da TCB que faz o trajeto entre o Aeroporto Internacional e a região central de Brasília.

Os cursos são oferecidos pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) - resultado de uma parceria entre o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a secretaria e o ministério do Turismo, dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – tem duração de 205 horas e é reconhecido pelo Ministério da Educação.

Mais de 350 motoristas e cobradores fizeram gratuitamente a inscrição em agosto; 120 foram matriculados e cerca de 30 participantes aguardam a matrícula no curso de espanhol.

“Gradativamente, as turmas vão iniciar. Neste primeiro momento, começam as aulas para aqueles que vão cursar a língua inglesa. Em algumas semanas, será para aqueles que optaram pelo Espanhol”, explicou o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella.

COPA DO MUNDO 

O objetivo do curso de línguas é melhorar o atendimento aos turistas durante a Copa do Mundo de 2014. Durante o evento, esses rodoviários vão atuar em linhas especiais.

“O serviço será direcionado para atendimento do público que vem de fora. Ou seja, eles vão ser lotados naqueles veículos que atendem aos turistas estrangeiros”, complementou o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.

As aulas, ministradas nos campi do IFB da 610 Norte e de Taguatinga, acontecem de segunda a sexta-feira com duração de quatro horas diárias – pela manhã (8h as 11h40), tarde (14h as 17h40) ou noite (19h as 22h40). A previsão é que as primeiras turmas se formem no início de dezembro.

“Está em negociação um número maior de vagas para o início do próximo ano. A expectativa é que sejam ofertadas mais 500 oportunidades”, adiantou Campanella.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem